• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • CDC afirma que vírus encontrado na Bolívia pode ser transmitido entre humanos

CDC afirma que vírus encontrado na Bolívia pode ser transmitido entre humanos

Último surto do vírus, ocorrido em 2019, provocou três mortes

Por Da Redação
Às

CDC afirma que vírus encontrado na Bolívia pode ser transmitido entre humanos

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O vírus causador da febre hemorrágica chapare, uma rara doença identificada na Bolívia, pode ser transmitido entre humanos, de acordo com estudos dos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos. A possibilidade de transmissão de pessoa para pessoa aumenta o risco de propagação da doença, que já causou ao menos quatro mortes nos dois surtos já relatados, em 2003 e 2019. As descobertas foram detalhadas por cientistas do CDC ao jornal inglês The Guardian.

A exemplo de febres hemorrágicas mais conhecidas, como o ebola, a CHHF pode causar sintomas como febre, dor de cabeça, vômito, diarreia, dores nas articulações, erupções cutâneas e sangramentos nas gengivas e pode levar à morte. Segundo o CDC, a doença é transmitida pelo vírus de Chapare (batizado com o nome da província boliviana onde foi reportado pela primeira vez). Acredita-se que o Chapare, pertencente à família dos arenavírus, seja proveniente de roedores e tenha sido transmitido a humanos por contato direto ou indireto com a saliva, urina e fezes de animais infectados.

“Nosso trabalho confirmou que um jovem residente médico, um médico de ambulância e um gastroenterologista contraíram o vírus após encontros com pacientes infectados”, disse Caitlin Cossaboom, epidemiologista da divisão de patógenos e patologias de alta consequência do CDC. “Agora acreditamos que muitos fluidos corporais podem potencialmente transportar o vírus", acrescentou. Até o momento, foram documentados dois surtos do vírus. O primeiro em 2003, resultou em uma morte e ocorreu na província boliviana de Charpare, que deu nome ao vírus. Já o segundo surto relatado, em 2019, teve cinco casos e três mortes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.