Celso de Mello é sorteado para analisar pedido de impeachment de Heleno
Solicitação foi protocolada por deputados na segunda-feira (25)

Foto: Reprodução/G1
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Celso de Mello foi sorteado para ser o relator do pedido de impeachment apresentado pelo PT (Partido dos Trabalhadores) contra o general Augusto Heleno. Os deputados protocolaram o pedido no STF na segunda-feira (25).
O pedido foi protocolado três dias depois do general afirmar que era "inaceitável" o ministro Celso de Mello, solicitar uma avaliação da PGR (Procuradoria Geral da República) para apreender o celular do presidente Jair Bolsonaro. Segundo Heleno, a decisão favorável à apreensão “poderá ter consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”.
Diferente do processo de impeachment contra um presidente da república, acusações por crime de responsabilidade contra ministros não precisam do aval da Câmara para prosseguirem. A declaração do general, feita por meio de nota, teve a reação imediata de entidades como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e um outro pedido de impeachment protocolado pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES), entre outras manifestações de repúdio às ameças feitas pelo ministro. Em contrapartida, oficiais da reserva manifestaram apoio a Heleno.