• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Ministro do STF vê indícios de crimes de injúria e difamação na fala de Weintraub

Ministro do STF vê indícios de crimes de injúria e difamação na fala de Weintraub

Alexandre de Moraes determina prazo de cinco dias para que o titular da Educação explique as declarações na reunião de governo de 22 de abril

Por Da Redação
Ás

Ministro do STF vê indícios de crimes de injúria e difamação na fala de Weintraub

Foto: Reprodução/G1

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, seja ouvido pela Polícia Federal (PF) para explicar declarações feitas por ele na reunião ministerial de 22 de abril. O vídeo do encontro foi divulgado na última sexta-feira (22). Nele, Weintraub diz: “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF”.

O pedido de explicações foi feito no âmbito do inquérito das fake news que investiga informações falsas e ataques contra ministros do Supremo. Weintraub tem cinco dias para prestar esclarecimentos sobre a declaração.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes assinala: “A manifestação do Ministro da Educação revela-se gravíssima, pois, não só atinge a honorabilidade e constituiu ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, como também reveste-se de claro intuito de lesar a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado de Direito”.

O ministro do STF afirma que há indícios de prática de delitos de injúria e difamação (previstos no Código Penal), e outros que constam na Lei nº 7.170: tentar impedir com emprego de violência ou grave ameaça o livre exercício de qualquer dos poderes da União ou dos estados; fazer propaganda em público de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política e social; incitar a subversão da ordem política ou social; e caluniar ou difamar o STF.

Weintraub disse nas redes sociais que sua fala teria sido “deturpada”. “Não ataquei leis, instituições ou a honra de seus ocupantes. Manifestei minha indignação, em ambiente fechado, sobre indivíduos. Alguns, não todos, são responsáveis pelo nosso sofrimento”, postou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário