Centro de Cultura João Gilberto será reinaugurado em Juazeiro (BA)
Neste sábado (29), a partir das 17h, acontece a cerimônia de reabertura

Foto: Divulgação
A cerimônia de reabertura do Centro de Cultura João Gilberto (CCJG) ocorre neste sábado (29), a partir das 17h, após um ano de reforma, com uma programação recheada de apresentações artísticas da região e da capital, além da presença do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário de Cultura Bruno Monteiro. Dentre as atrações, destacam-se a exposição da escultura de quase três metros do artista João Gilberto, de autoria do artista plástico juazeirense Lêdo Ivo, que ficará exposta por um ano no jardim do CCJG, a apresentação da performance urbana músico-teatral “Dois de Sete” da TV Pelourinho e shows dos cantores João Sereno e Gerônimo Santana.
Inaugurado em 1986, com o nome do ilustre filho de Juazeiro, João Gilberto, o Centro de Cultura passou por uma reforma e requalificação do espaço entre os anos de 2022 e 2023, que modernizou suas instalações e equipamentos. A espera foi ainda mais longa, já que o espaço ficou fechado em 2020 e 2021 devido à pandemia da COVID-19.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), investiu mais de 2,2 milhões de reais na reforma, ampliando a capacidade técnica para atender às mais diversas linguagens artísticas e demandas culturais do município e da região. A arquitetura do espaço, com assinatura do arquiteto Sílvio Robatto, foi preservada.
“A reabertura do centro de cultura que estamos entregando totalmente requalificado tem o objetivo de atender as linguagens artísticas da região, especialmente o teatro, dança, música e manifestações populares, que sempre tiveram espaço para a produção de arte no equipamento. Além disso, teremos uma sala de espetáculos e salas multiuso, todas equipadas com ar-condicionado e equipamentos de som e iluminação, e um anfiteatro com acessibilidade e capacidade para 1.500 pessoas”, destaca o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.