CEO da Ericsson afirma que algumas capitais brasileiras terão 5G ainda este ano
Empresa já teria acordo com algumas das grandes operadoras nacionais

Foto: Foto/reprodução
A Ericsson, empresa sueca, atualmente especializada no fornecimento de redes e antenas para o 5G ao redor do mundo, acredita que a tecnologia estará disponível em algumas capitais brasileiras ainda este ano.
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou no último dia 25, o edital do leilão. Agora o texto volta para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que terá que ajustá-lo para atender as determinações da corte de contas. Logo após, uma data para o leilão será marcada. A previsão é que a licitação aconteça entre o fim de setembro e o início de outubro.
“Temos um altíssimo grau de confiança que o leilão vai ocorrer em outubro. O TCU acelerou o julgamento e as calibragens foram técnicas, não mudando o perfil não arrecadatório do leilão”, diz Rodrigo Dienstmann, novo presidente da companhia para o Cone Sul da América Latina, em entrevista ao CNN Brasil Business.
“Com isso, o governo troca a frequência por uma promessa de investimento, e pode acelerar o processo. Da nossa parte, já temos equipamentos prontos ‘e encaixotados’ para enviar aos clientes. Então, é possível que tenhamos redes 5G funcionando em algumas capitais brasileiras ainda em 2021 na faixa de 3,5GHz”, completa Dienstmann.
Atualmente, a empresa possui 94 operações comerciais ativas e 144 contratos em 45 países em todo o mundo, incluindo Estados Unidos e países na Europa e China. Ela também conta com quatro fábricas espalhadas pelo globo, uma delas localizada em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Dienstmann afirma, sem citar nomes, que a empresa já tem relações com algumas das grandes operadoras nacionais e negociações avançadas para fechar outros contratos no curto prazo.