• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Cerveja ficará mais cara na Bahia após aumento do percentual do ICMS

Cerveja ficará mais cara na Bahia após aumento do percentual do ICMS

Em nota, entidades do setor reivindicam medida

Por Da Redação
Ás

Cerveja ficará mais cara na Bahia após aumento do percentual do ICMS

Foto: Reprodução/Pixabay

Ao que tudo indica, a cerveja ficará mais cara na Bahia. Isso porque o governo do Estado publicou no último sábado (24), véspera de Natal, um decreto que aumentou de 25% para 27% a alíquota do imposto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da bebida. A informação consta em nota divulgada em conjunto pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Núcleo Setorial de Microcervejarias da Bahia (BAHIACERVA) 

"A medida vai impactar diretamente o preço final da cerveja para os consumidores no momento de maior pico de turistas da história: verão, réveillon e carnaval. O súbito aumento de 8% no imposto traz consequências diretas para o setor produtivo, que ainda luta para se recuperar das restrições impostas pela pandemia, após dois anos do fechamento de bares e restaurantes, diversas leis secas e proibições de eventos", diz trecho do documento.

As entidades estimam que somente a cadeia produtiva do setor da cerveja gere cerca de 100 mil empregos diretos, indiretos e induzidos no estado. "São mais de 27 cervejarias operando no estado, com mais de 20 operações de distribuição, além de mais de 85 mil bares e restaurantes que serão impactados pelo aumento do imposto. Isso significa que milhares de famílias dependem da cerveja para colocar comida à mesa", reforçou.

O documento diz ainda que “as entidades compreendem que o aumento de carga deve ser revisto pelo governo e dialogado com o setor produtivo, que mesmo em um cenário desfavorável nos últimos anos, não mediu esforços para expandir as suas atividades em investimentos, criação e manutenção de empregos para a geração de renda à população do estado".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário