Vídeo: Deputadas exaltam Mãe Stella de Oxóssi em evento de homenagem na ALBA
Comemoração ao centenário da Ialorixá acontece em sessão especial nesta quinta (22)

Foto: Farol da Bahia
As deputadas estaduais Fabíola Mansur (PSB) e Olívia Santana (PCdoB) exaltaram, em entrevista ao Farol da Bahia, a importância de Mãe Stella de Oxóssi para a educação, cultura e no combate ao racismo religioso. A sacerdotisa é a grande homenageada pelos 100 anos que completaria caso estivesse viva na sessão especial desta quinta-feira (22) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Segundo Fabíola, os deputados têm "muito orgulho" de estarem homenageando Mãe Stella, a quem classificou como "a maior Ialorixá do Brasil". A deputada lembrou ainda que a ALBA produziu o livro "Meu tempo é agora", de autoria da sacerdotisa.
"Uma grande sacerdotisa, um divisor de águas nas lutas pela promoção da igualdade, na defesa das religiões de matriz africana e na luta contra a intolerância religiosa e também fazendo pontes com as outras religiões. É importante que a gente diga que ela foi e é, e sempre será, uma defensora de direitos humanos, como eu sou, uma defensora das religiões de matriz africana, que a gente também é, enquanto vereadora, enquanto deputada estadual, sempre a gente se alia a essas lutas. Uma defensora do combate ao racismo, que também nós somos, quando propusemos aqui algo que é lei, que é a lei antirracista, que impede um serviço público qualquer, condenada por injúria racial, de exercer cargos, participar de concursos", destaca Mansur.
Olívia Santana destacou ainda a luta da Ialorixá pela propagação da paz e da união entre pessoas e religiões.
"Ela foi essa mulher que conseguiu unir as pessoas, transformar um terreiro do Candomblé numa instância que aglutinou pessoas que, para além da religiosidade de matriz africana do Candomblé, pessoas de diversos segmentos iam ao terreiro do Ilê Axé Opô Afonjá", diz a deputada.
Além dos deputados, a comemoração ao centenário de Mãe Stella de Oxóssi na ALBA contou com a presença de familiares e admiradores da sacerdotisa, líderes religiosos e personalidades baianas ligadas às religiões de matriz.
Veja declaração:
Veja também:
- Centenário de Mãe Stella de Oxóssi: escola no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá valoriza herança africana e ensino do iorubá para crianças
- Centenário de Mãe Stella de Oxóssi: pesquisa genealógica revela que casa onde nasceu Ruy Barbosa pertenceu à bisavó da ialorixá
- Centenário de Mãe Stella de Oxóssi: legado da Ialorixá é enaltecido com criação de Instituto