China congela compra de soja dos EUA e abre caminho para o Brasil

Em 2024, China comprou 26,5 milhões de toneladas de soja dos EUA. Neste ano volume recuou para 5,8 milhões de toneladas

Por Da Redação
Às

China congela compra de soja dos EUA e abre caminho para o Brasil

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

Levantamento publicado pela American Farm Bureau Federation, uma das principais entidades do agronegócio norte-americano, afirma que a China interrompeu as compras de soja dos EUA prejudicando agricultores americanos. Segundo a entidade, essa paralisação teria dado preferência às exportações do Brasil. 

De acordo com dados apresentados pelo órgão, a China comprou 26,5 milhões de toneladas de soja dos EUA em 2024, equivalente a metade de sua importação do produto. Já neste ano, o volume caiu para 5,8 milhões de toneladas. 

Entre janeiro e outubro deste ano, os chineses compraram mais de 77 milhões de toneladas de soja do Brasil. Para a entidade norte-americana, isso indica que “a América do Sul interveio para dominar o mercado e deslocar os agricultores americanos”.

Os produtores de soja norte-americanos, representados pela Associação Americana da Soja (ASA, na sigla em inglês), enviaram uma carta ao presidente Donald Trump, solicitando que os EUA feche um acordo comercial com a China que assegure contratos expressivos para a compra de soja com urgência. Atualmente, a China é o maior comprador de soja do mundo.

A redução da China nas importações americanas se estende para outros produtos. Neste ano de 2025, o país asiático não comprou milho e trigo dos EUA, enquanto as exportações de carne suína e algodão seguem em níveis bem reduzidos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.