Cidade italiana Anguillara Veneta aprova homenagem a Bolsonaro
Presidente receberá cidadania honorária no dia 1º de novembro

Foto: Alan Santos/PR
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), chegou à Itália nesta semana. Em Anguillara Veneta, cidade dos antepassados do executivo, foram registradas algumas manifestações nos últimos dias após a prefeita propor conceder a cidadania honorária ao brasileiro. Desde então, o tema passou a dominar o debate político, com protestos contra a iniciativa.
A iniciativa da prefeita Alessandra Buoso, que é de partido de direita, tem o objetivo de homenagear o presidente por causa de suas raízes locais. É de Anguillara Veneta, por exemplo, de onde provém os Bolzonaro, sobrenome que se abrasileirou com o "s" no lugar do "z".
A concessão da cidadania honorária foi votada nesta segunda-feira (25) pelo conselho municipal aprovada por 9 votos contra 3. Agora, a honraria deve ser concedida na próxima segunda-feira, quando Bolsonaro deverá visitar a cidade de origem de seu bisavô paterno.
Uma festa está sendo prevista para o dia 1 de novembro e a prefeita, Alessandra Buoso, chegou a pedir a liberação de 9 mil euros para receber "uma delegação estrangeira". Para uma cidade de apenas 4 mil habitantes e que atravessa uma crise econômica, o valor gerou revolta de uma parcela da população. Na Itália, o presidente participa da cúpula do G-20, ao lado dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Carlos França (Exteriores).