/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Cidade nigeriana luta contra inundações e outros efeitos da mudança climática

Notícias
Mundo

Cidade nigeriana luta contra inundações e outros efeitos da mudança climática

Lagos sofre com enchentes e aumento do nível do mar

Por Da Redação
Cidade nigeriana luta contra inundações e outros efeitos da mudança climática
Foto: Getty Images

Com as bruscas mudanças de tempo, regiões situadas em locais com condições precárias de infraestrutura sofrem com as fortes chuvas. A cidade de Lagos, na Nigéria, por exemplo, é uma delas. O município mais populoso da África há anos sofre com enchentes anuais, que comumente ocorrem durante os meses de março a novembro, e com o  aumento do nível do mar. Ambos problemas agravados por drenagem inadequada, crescimento desordenado e mudanças climáticas. A informação é da CNN.    

Neste mês, o principal distrito comercial da Ilha de Lagos experimentou uma das piores enchentes dos últimos anos. Fotos e vídeos postados nas redes sociais mostraram dezenas de veículos inundados com água após chuvas. As inundações paralisam a atividade econômica, a um custo estimado em cerca de US$ 4 bilhões por ano. Especialistas apontam que Lagos, cidade que habita mais de 24 milhões de pessoas, pode se tornar inabitável no final deste século, com o aumento do nível do mar. O problema é agravado por "sistemas de drenagem inadequados e mal mantidos e crescimento urbano descontrolado", entre outros, de acordo com um estudo conduzido pelo Instituto de Estudos de Desenvolvimento.  

Cidades costeiras em risco de submersão

Um estudo realizado pelo grupo de pesquisa Climate Central aponta que  cidades costeiras baixas em algumas partes do mundo podem estar permanentemente submersas daqui há algum tempo. O levantamento afirma que as áreas afetadas podem afundar abaixo da linha da maré alta se o nível do mar continuar a subir.

"Como resultado da poluição das atividades humanas que retém o calor, o aumento do nível do mar pode, dentro de três décadas, aumentar as inundações crônicas mais do que a terra que atualmente abriga 300 milhões de pessoas", disse o estudo. "Em 2100, as áreas que agora abrigam 200 milhões de pessoas podem cair permanentemente abaixo da linha da maré alta", acrescentou.

Prevê-se que os níveis globais do mar aumentem mais de 2 metros até o final deste século. Isso deixa Lagos, que os especialistas dizem estar a menos de dois metros acima do mar, em um estado precário, visto que uma parte do litoral da Nigéria é baixa. Em um estudo de 2012, a Universidade de Plymouth do Reino Unido descobriu que um aumento do nível do mar de apenas 3 a 9 pés (cerca de 1 a 3 metros) "terá um efeito catastrófico sobre as atividades humanas" em ambientes costeiros da Nigéria.

A economia da Nigéria tem lutado nos últimos anos, reduzindo o financiamento para mudanças climáticas e outros setores críticos. No entanto, as autoridades ainda estão se comprometendo a acelerar a resposta do país às mudanças climáticas.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102