Cientistas encontram embrião preservado de dinossauro na China

Fóssil tem ao menos 66 milhões de anos

Por Da Redação
Ás

Cientistas encontram embrião preservado de dinossauro na China

Foto: Ilustrativa/Reprodução

Cientistas anunciaram, na última terça-feira (21), a descoberta de um embrião de dinossauro preservado que data de ao menos 66 milhões de anos atrás. O fóssil foi encontrado em Ganzhou, no sul da China, e pertence a um dinossauro terópode sem dentadura, ou ovirraptossauro, que os cientistas chamaram de "bebê Yingliang". "É um dos melhores embriões de dinossauro já encontrados", disse à AFP a pesquisadora da Universidade de Birmingham Fion Waisum Ma, coautora da publicação na revista iScience.

Os pesquisadores encontraram o embrião com a cabeça posicionada debaixo do corpo, os pés dos dois lados e as costas encurvadas, uma postura que não tinha sido observada antes em dinossauros. Nas aves, esse comportamento é controlado pelo sistema nervoso central e se chama "dobramento". Os embriões que não conseguem executar essa posição têm mais risco de morrer por uma eclosão fracassada. "Isso indica que tal comportamento nas aves modernas primeiro evoluiu entre os dinossauros, seus ancestrais", disse Ma.

Os ovirraptorossauros, ou "lagartos ladrões de ovos", eram dinossauros emplumados que viviam onde hoje ficam a Ásia e a América do Norte, durante o período Cretáceo Superior. O "bebê Yingliang" tem 27 centímetros de comprimento da cabeça até a cauda e se encontra dentro de um ovo de 17 centímetros no Yingliang Stone Nature History Museum.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.