Cientistas registram maior surto do fungo Candida auris no Brasil
Em um hospital de Recife (PE), foram verificados 48 casos, entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificaram o terceiro e maior surto causado pelo fungo Candida auris no Brasil. O resultado é consequência dos 48 casos confirmados em um hospital de Recife, em Pernambuco, entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022. Os dados serão publicados na revista científica Frontiers in Cellular and Infection Microbiology.
O fungo, nomeado de C. auris, representa uma séria ameaça à saúde pública, já que o microrganismo possui a capacidade de resistir aos principais medicamentos antifúngicos.
De acordo com o coordenador da pesquisa, Manoel Marques Evangelista Oliveira, do Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o diagnóstico da infecção é um dos principais objetivos da pesquisa de fungos no país.
“O grande foco na pesquisa científica de fungos no Brasil hoje é termos a resposta para os casos suspeitos de infecções fúngicas para ajudar os pacientes”, afirma.
Os pesquisadores destacam ainda que a disponibilização de metodologias rápidas e com identificação precisa é essencial para a implementação de medidas adequadas de prevenção e controle do fungo.