• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Cineasta baiano lança filme “O Chamado do Mar” na COP30 e segue rumo a festivais internacionais!

Cineasta baiano lança filme “O Chamado do Mar” na COP30 e segue rumo a festivais internacionais!

Dirigido por Thiago Sampaio e narrado pela líder indígena Alice Pataxó, curta celebra a relação ancestral entre o povo indígena e o oceano. Filme será exibido em Portugal e Inglaterra

Por Michel Telles
Às

Cineasta baiano lança filme “O Chamado do Mar” na COP30 e segue rumo a festivais internacionais!

Foto: Cristina Marques

O filme “O Chamado do Mar”, novo trabalho do cineasta baiano Thiago Sampaio  (@thiagorsampaio), segue deixando sua marca em espaços de prestígio dentro e fora do país. Após uma estreia emocionante na COP30, em Belém, durante a programação da Casa da Voz dos Oceanos, o filme segue para circulação em festivais internacionais. A primeira exibição será em Lisboa, no dia 18 de dezembro, integrando uma mostra cultural portuguesa. Selecionado como semifinalista do Sunday Shorts Film Festival, o curta também será exibido em Londres em janeiro de 2026.

Narrado pela ativista, comunicadora e líder indígena Alice Pataxó,  uma das 100 mulheres mais influentes do mundo pela BBC, o filme é um curta-manifesto que nasce do encontro entre ancestralidade e contemporaneidade, mergulhando na relação espiritual do povo Pataxó com o oceano, tratado como entidade viva e força de renovação.

A sessão de estreia, durante a programação da Casa da Voz dos Oceanos na COP30, aconteceu um dia após a demarcação oficial da terra de Alice Pataxó, Comexatibá, localizada no extremo sul da Bahia. A celebração da demarcação territorial após 30 anos de luta conferiu ao lançamento um simbolismo forte e profundamente celebrado.

“Isso transformou a primeira exibição em algo que nenhuma produção pode planejar: uma celebração viva. Muitas pessoas se emocionaram com a força e a delicadeza dessa reconciliação entre Alice e o mar, que guarda feridas profundas da colonização. Foi como se o filme tivesse encontrado seu próprio destino”, destaca o diretor Thiago Sampaio.

Agora, o curta atravessa fronteiras e amplifica a narrativa para novos públicos nas cidades de Lisboa e Londres. Thiago, conhecido por sua trajetória dedicada às narrativas ligadas ao mar e ao ambiente, comemora a circulação internacional do projeto, que também está em preparação para exibições em outros festivais internacionais, escolas, comunidades costeiras e espaços de discussão ambiental, em parceria com a organização não governamental Parley for the Oceans.

Diretor, fotógrafo e ativista pelo oceano, Thiago constrói imagens que atravessam estética, ancestralidade e ativismo, buscando amplificar vozes que carregam a sabedoria das águas e das comunidades que delas dependem.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.