Citröen terá dois novos produtos no Brasil em dois anos

Novidade passa por um sedã e um SUV compacto

Dentro da estratégia da Stellantis cada marca do grupo tem um papel bem determinado. Enquanto a Jeep explora o segmento premium e de SUVs, a Fiat terá modelos de maior valor agregado enquanto a Peugeot trará inovações e a Citröen será a marca de volume.

Segundo Laurent Barria, diretor global de Marketing e Comunicação a Citröen terá um novo sedã no mercado alem de um SUV nos próximos dois anos. “Estamos dobrando a capacidade de produção em Porto Real de 40 para 80 mil unidades por ano sendo que a capacidade de produção da planta é de 150 mil unidades”, disse Barria. 

Isso deixou claro que “haverá espaço para mais” no Brasil. Antes do lançamento do C3 o Farol da Bahia ouviu algumas fontes ligadas à Stellantis que revelaram a estratégia. “A Citröen voltará a ser uma marca de volume e agora vai produzir novidades baseadas na plataforma CMP”.

Citröen para todos 

Com essa notícia fica mais claro os objetivos da Citroën para a região. O plano “Citroën 4 ALL” (para todos) inclui mais dois produtos. Entra em ação a sinergia da marca com a Fiat que já fornece o motor 1.0 Firefly para o C3. O futuro utilitário esportivo por ser equipado com propulsor 1.0 litro turbo de 130 cv, que equipa o Pulse, ou 1.3 turbo de 185 cv dos Jeep Renegade e Compass, além de ser usado na Fiat Toro. 

Isso indica que ele pode ter maior porte que o C4 Cactus e pode inclusive tirá-lo de linha uma vez que o atual crossover usa a plataforma PF1. A ideia é alinhar tudo na plataforma CMP, mais moderna que permite inclusive a eletrificação. 

Em relação ao sedã, a Citroën deve vender um modelo compacto para brigar com Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus, por exemplo. Ainda não é possível precisar a informação, mas caso utilize a mesma plataforma do novo C3 deve contar com motor 1.0 Firefly de até 75 cv e um 1.6 de até 120 cv conforme o posicionamento de mercado. A transmissão pode ser manual de cinco velocidades ou automática de seis marchas. Vale lembrar que a Peugeot, marca “irmã” da Citröen, não trabalha com um sedã na linha do 208, abrindo possibilidades para uma novidade. 

Carros europeus mais distantes 

Questionamos ao executivo de há planos da Citröen voltar a vender produtos de categoria premium no mercado nacional. Seria o caso do C5 X que tem até versões híbridas na Europa. “Alguns clientes do antigo C3 podem não encontrar no novo produto algo a mais que esperavam mas estamos formando aqui um novo perfil de consumidor”, diz Barria. 

Assim, não há planos no momento de explorar o segmento superior de carros no Brasil. Mas ao formar novos consumidores a Citröen não descarta oferecer por aqui novidades que sejam importadas. 

Elétrico popular?

A marca pode ainda estrear com modelos elétricos baseados na plataforma CMP mas apenas se houver preço acessível. “Claramente a Citröen não quer entrar na tentação de fazer um carro elétrico caro e tecnológico. Você viu os preços na Europa e nos Estados Unidos? Colocamos potência, bateria, tecnologia, mas os carros ficam caríssimos e isso não é sustentável. Queremos fazer algo acessível. O AMI mostra esse caminho. Não precisamos de um SUV para ir do prédio à padaria. Todas as marcas anunciam algo nesse caminho”, completa.


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