Classificação de produtos classificados como “carnaval” cresce 220%
Dentre os itens estão acessórios e vestuário

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Um levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online, aponta o aumento de 220% no registro de produtos classificados como “carnaval” na ferramenta em relação a 2022, o que equivale ao crescimento de 327 para 1049 itens no início deste ano. Dentre estes produtos estão acessórios e vestuários.
No período de 1 de janeiro e 8 de fevereiro, foram vendidos mais de 6,5 mil produtos cadastrados com a palavra “carnaval” em sites de pequenas e médias empresas. O montante representa um aumento de 390% em comparação ao ano passado, que registrou 1,3 mil itens comercializados. Neste período, apenas a comercialização de itens da categoria “glitter” teve um aumento de 31% (de 13 mil para 17 mil) e cerca de 4,7 mil produtos desse tipo foram registrados na plataforma (+22%).
“Diferente de outras datas comemorativas e que são importantes para o varejo, o início de ano, época do Carnaval, costuma ser um período desafiador. Porém, com a volta das comemorações presenciais, os dados mostram um grande crescimento na participação dos e-commerce na comercialização de produtos específicos para os foliões, demonstrando potencial para a data se tornar importante para os empreendedores aumentarem seu faturamento no mês de fevereiro”, explica o gerente de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop, Luiz Natal.
Os dados foram levantados com a base dos mais de 100 mil lojistas da Nuvemshop durante os períodos de 09 de janeiro a 16 de fevereiro de 2022 e 01 janeiro a 08 de fevereiro de 2023 (um mês e duas semanas antes das comemorações de Carnaval de cada ano).