CNC: 35 mil empresas já foram fechadas durante pandemia

Bares, restaurantes e similares foram os que tiveram as maiores perdas

Por Da Redação
Ás

CNC: 35 mil empresas já foram fechadas durante pandemia

Foto: Agencia Brasil

Levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo mostrou que a pandemia do coronavírus levou ao encerramento de 35,5 mil estabelecimentos no setor de turismo em 2020. Esta é a pior perda do ano desde a crise de 2016, quando 44,9 mil estabelecimentos fecharam as portas. 

Bares, restaurantes e similares foram os que tiveram as maiores perdas, com queda de 28,61 mil no ano, seguidos por hotéis, pousadas e similares, que registrou o encerramento de 3,04 mil pontos.

Já o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, que contabiliza empregos formais, somente no ano passado, o setor encerrou 397 mil vagas com carteira assinada. O número equivale a um encolhimento de 12,8% da força de trabalho no turismo.

“A situação do turismo é de penúria. Todos os indicadores conjunturais de venda, emprego, mostram que o setor de turismo é o mais afetado na pandemia. Se o comércio tem restrições, imagine o turismo”, afirma Fabio Bentes, economista da CNC e responsável pela pesquisa. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.