CNC revisa para baixo previsão de aumento nas vendas de Natal
Estimativa da entidade, que era de alta de 2,1%, agora foi reduzida a 1,2%

Foto: Reprodução/Pixabay
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou para baixo sua previsão de aumento das vendas no Natal de 2022. Com impacto de juros altos e do endividamento recorde, a estimativa da entidade, que era de alta de 2,1%, agora foi reduzida a 1,2%. A expectativa é que o Natal de 2022 movimente R$ 65,01 bilhões em vendas, acima dos R$ 64,25 bilhões de 2021, mas abaixo dos R$ 67,55 bilhões de 2019.
As vendas de Natal vêm sendo prejudicadas desde o início da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Em 2020, caíram 2,8% em relação a 2019 (R$ 65,65 bilhões). Em 2021, houve mais uma vez o recrudescimento da crise sanitária no fim do ano, já com avanço da variante Ômicron perto do Natal. Com isso, houve nova queda de vendas, de 2,1% frente a 2021.
Na semana que antecedeu o Natal de 2020, o fluxo de consumidores nas lojas estava 28% abaixo do normal para essa época do ano. Em 2021, já havia mais gente nas lojas, mas o fluxo ainda se encontrava 8% abaixo do “normal”.


