CNH sem autoescola: Lula pede celeridade da proposta, diz colunista
Apresentado ao presidente pelo ministro Renan Filho, o projeto enfrenta resistência de ministros e parlamentares de base

Foto: Presidente Lula e o ministro Renan Filho. Créditos: Palácio do Planalto/Flickr
O presidente Lula tem feito cobranças quanto a celeridade no andamento do projeto que prevê o fim da obrigatoriedade da autoescola para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A informação é do colunista Igor Gadelha do Metrópoles.
Segundo apuração do colunista, Lula teria “adorado” a proposta apresentada a ele pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). Porém, há resistência de ministros do governo e de parlamentares da base.
Através do perfil na rede social X no dia 30 de julho, Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais, afirmou que o projeto é ideia do ministro do Transporte e ainda precisa ser debatido dentro do governo. Ela enviou uma mensagem para Renan informando-o que faria a publicação.
De acordo com o ministro, a medida não precisa passar pelo Congresso e depende apenas de uma mudança na resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ele avalia que o projeto pode melhorar a popularidade do presidente por ter apelo popular.
Veja a publicação no X da ministra das Relações: