Cofundador do Talibã chega à Cabul para iniciar formação do novo governo do Afeganistão
É a primeira vez que o líder retorna ao país desde 2001

Foto: Reprodução
Um dos cofundadores do Talibã, Mullah Abdul Ghani Baradar, chegou em Cabul, capital do Afeganistão, nesta sexta-feira (20), para iniciar o processo de formação do novo governo afegão, segundo o grupo. O homem não retornava publicamente ao país desde 2001, quando foi expulso pelos Estados Unidos após os atentados do 11 de setembro.
Além de Baradar, um dos terroristas mais procurados pelos Estados Unidos, Khalil Haqqani, também desembarcou na capital afegã. O país norte-americano oferece uma recompensa de US$5 milhões para a captura dele.
As imagens divulgadas pelo organismo extremista mostram o encontro entre Haqqani e Gulbuddin Hekmatyar, um rival durante a guerra civil do início dos anos 1990, mas influente na política do Afeganistão.
Baradar, preso no Paquistão em 2010, esteve detido até 2018, quando foi solto e enviado ao Catar. Ele pousou no Afeganistão na última terça-feira (17), seguindo para Kandahar, a segunda maior cidade afegã.
Ainda no Catar, o cofundador foi nomeado chefe do escritório político do Talibã em Doha e participou das negociações e da assinatura de um acordo com Donald Trump, o então presidente dos Estados Unidos na época, que estabeleceu a retirada das tropas estrangeiras do Afeganistão.