Com 9 milhões de mortes em 2019, mundo registra pouco avanço contra poluição, afirma estudo

Dados da Comissão Lancet foram divulgados na terça-feira (17), pela revista científica The Lancet Planetary Health

[Com 9 milhões de mortes em 2019, mundo registra pouco avanço contra poluição, afirma estudo]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

A poluição causou cerca de nove milhões de mortes em 2019, equivalente a uma em cada seis mortes em todo o mundo, aponta o novo relatório da Comissão Lancet sobre Poluição e Saúde publicado na revista científica The Lancet Planetary Health nessa terça-feira (17).

O levantamento, que compila as informações mais atualizadas sobre o problema, revela um cenário global preocupante, já que o número de mortes pela poluição permanece praticamente igual desde a última análise realizada em 2015.

Apesar da redução no número de mortes por fontes de poluição associadas à pobreza extrema, como poluição do ar doméstico e da água, essas quedas são compensadas pelo aumento de mortes atribuíveis à poluição industrial, que englobam a poluição do ar ambiente e química.

O estudo também mostra que as mortes causadas por esses fatores de risco, considerados pelos autores consequência não intencional da industrialização e da urbanização, aumentaram 7% desde 2015 e mais de 66% desde 2000.

“Os impactos da poluição na saúde continuam enormes, e os países de baixa e média renda arcam com o peso desse fardo. Apesar de seus enormes impactos na saúde, sociais e econômicos, a prevenção da poluição é amplamente negligenciada na agenda de desenvolvimento internacional”, diz Richard Fuller, autor principal do estudo em comunicado.

“A atenção e o financiamento aumentaram apenas minimamente desde 2015, apesar do aumento bem documentado da preocupação pública com a poluição e seus efeitos na saúde”, completa.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!