Mesmo com Covid, mundo não está melhor preparado para combater pandemias, diz painel

Segundo relatório, a falta de progresso torna o mundo mais vulnerável

[Mesmo com Covid, mundo não está melhor preparado para combater pandemias, diz painel]

FOTO: iStock

Mesmo com a experiência da Covid-19, o mundo não está melhor preparado para uma nova pandemia e pode estar em uma situação pior por causa da impacto econômico sofrido. As conclusões são do painel de revisão criado para avaliar a resposta global. 

A falta de progresso em reformas como o financiamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e os regulamentos internacionais de saúde apontam que o mundo está ainda mais vulnerável.

De acordo com o Painel Independente para Preparação e Resposta à Pandemia, liderado pela ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Helen Clark e pela ex-presidente da Libéria Ellen Johnson Sirleaf, há algum progresso, mas o processo ainda está muito lento. 

"Temos agora as mesmas ferramentas e o mesmo sistema que existia em dezembro de 2019 para responder a uma ameaça de pandemia. E essas ferramentas não eram boas o suficiente", disse Clark a repórteres.

"Se houver uma nova ameaça de pandemia este ano, no próximo ano, ou no ano seguinte, estaremos em grande parte no mesmo lugar... talvez pior, dado o espaço fiscal apertado de muitos, se não da maioria, dos países agora."

A Assembleia Mundial da Saúde acontece na próxima semana em Genebra, fórum onde ocorre a tomada de decisões da OMS, e deve abordar algumas das questões levantadas pelo painel divulgado.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!