Com a chegada da semana da Black Friday, consumidor precisa ficar atentos aos golpes
Segundo levantamento, em 2019, o número de fraudes em pagamentos foi superior à R$ 31 milhões

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A Black Friday 2020 está marcada para o dia 27 deste mês, e segundo a ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas online devem crescer 77% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo R$ 6,9 bilhões. Mas o consumidor precisa ficar ligado, pois junto com a temporada de promoções estão os golpes, que aumentam consideravelmente nessa época do ano. Segundo um levantamento feito pela Konduto, dos R$ 1,3 bilhão em pagamentos analisados pela empresa ao longo dos quatro principais dias de Black Friday no ano passado, mais de R$ 31 milhões eram de origem fraudulenta.
De acordo com Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil, fintech brasileira de processamento de pagamentos para e-commerce ao redor do mundo, a cada ano as fraudes se tornam mais criativas. As mais comuns são as páginas de e-commerces falsas.
Segundo a especialista em pagamento por boleto, Ariane Pelicioli, fundadora da fintech Boletão e cofundadora da startup iUPay, o consumidor deve verificar as informações contidas nos boletos que receber. “Durante a Black Friday as pessoas costumam realizar diversas aquisições em um curto período de tempo. Por esse motivo, todos devem redobrar a atenção para pagar apenas os boletos que estiverem relacionados com as suas compras”.
Ainda segundo Germer, todo boleto emitido é registrado pelo banco emissor na Câmara Interbancária de Pagamentos, com dados do beneficiário e do pagador. “O boleto bancário é o segundo método de pagamento mais utilizado no Brasil e, diferente dos cartões de crédito, é uma alternativa que não permite estornos. Os consumidores devem evitar, ao máximo, lojistas que tenham a intenção de finalizar a compra em aplicativos de conversas, na tentativa de convencê-lo a realizar uma transferência bancária com um super desconto”.
É importante ficar atento também aos números finais dos boletos bancários, pois os últimos números do código de barras se referem ao valor da compra. Além disso, também é importante se certificar de que o nome do beneficiário do pagamento corresponde a identidade da loja.