• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Com chuva acima do previsto, ONS fica mais seletivo no acionamento de termelétricas

Com chuva acima do previsto, ONS fica mais seletivo no acionamento de termelétricas

Há menos risco de racionamento e apagão

Por Da Redação
Ás

Com chuva acima do previsto, ONS fica mais seletivo no acionamento de termelétricas

Foto: Divulgação

O diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, afirmou ao Estadão que a partir desta semana o órgão começa a ser mais seletivo no acionamento de usinas termelétricas, que passaram meses funcionando com o máximo da potência do sistema elétrico brasileiro. Essa nova postura é possível porque a chuva acima do previsto afasta risco de racionamento e apagão no horário de ponta. 

Até abril do próximo ano, no entanto, o brasileiro ainda verá a conta ser pressionada pela tarifa de escassez hídrica, referente à seca registrada este ano, e o impacto do custo das termelétricas contratadas para atravessar o período seco, que vai de abril a outubro. 

De acordo com Ciocchi, a chuva veio antes do esperado. Anteriormente, havia preparativos para um fim de ano igual ao de 2020, quando as chuvas só chegaram em dezembro e não foram suficientes para recuperar os reservatórios das hidrelétricas. Já este ano, as chuvas chegaram dois meses antes, trazendo alívio para o Sistema Interligado Nacional (SIN), operado pelo ONS.

Os reservatórios das usinas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsáveis por 70% da geração hídrica do País, chegaram ao nível de cerca de 16% em setembro e hoje operam em torno dos 20%. No pior cenário, ou seja, se as chuvas repetissem o que ocorreu em 2020, especialistas previam que os reservatórios poderiam chegar a 10% no final de 2021. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.