Número de lojas falsas aumenta 178%, diz levantamento
Golpistas aproveitam a proximidade da Black Friday 2021 para enviar ofertas falsas por e-mail

Foto: Europa Press News/Getty Imagens
Segundo um levantamento feito pela Check Point Research, nas últimas seis semanas, a quantidade de sites e e-commerces fraudulentos cresceu 178% em comparação com a média dos meses anteriores do ano, número considerado recorde em todo o mundo.
O estudo aponta que, em média, 5.300 sites maliciosos estão sendo detectados por semana, marcando o maior número desde o início de 2021. Além disso, golpistas também aproveitam a proximidade da Black Friday 2021, evento que acontece no próximo dia 26 de novembro, para enviar ofertas falsas por e-mail, prometendo descontos exorbitantes de até 85% nas compras online.
Um dos golpes mais comuns na Black Friday aplicados por esses criminosos é enviar e-mails falsos em nome de empresas reais. Para se proteger, é recomendado que os usuários tomem cuidado com ofertas que oferecem descontos vantajosos demais na Black Friday e na Cyber Monday, e desconfiem de promoções que fogem da realidade.
Além disso, é bom evitar clicar em links suspeitos que peçam mudança de senha ou em notificações que demonstrem urgência excessiva.