Com impostos zerados, arroz estrangeiro está 31% mais caro
Entre setembro e outubro, o Brasil importou média de 114,8 mil toneladas

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Desde a decisão do governo brasileiro em zerar os impostos para a importação de arroz o Brasil comprou 29,6 mil toneladas de arroz de outros países, contudo, a compra não aliviou o bolso dos brasileiros. Isso porque o arroz estrangeiro sem imposto está mais caro desde setembro deste ano com 31% a mais que o comprado com imposto.
Entre setembro e outubro, o Brasil importou média de 114,8 mil toneladas mensais de arroz com e sem casca ou semi elaborado. Esse volume mensal foi o maior já registrado (120%) entre a média observado de janeiro a agosto, quando não tinha isenção de impostos.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, o consumo médio brasileiro está no patamar de 20 mil toneladas de arroz por dia. Portanto, o volume importado seria suficiente para cerca de dez dias de consumo dos brasileiros.
Na média, o Brasil pagou 31% mais pelo quilo. O arroz importado sem impostos chegou ao país por R$ 2,3130 contra R$ 1,7682 entre janeiro e agosto deste ano. Esse aumento acontece como uma conjunção de duas altas: o quilo médio importado ficou 19% mais caro em dólares e, na comparação com o real, o próprio dólar ficou 9% mais caro.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o arroz subiu 17,98% em setembro e aumentou mais 13,36% em outubro. No acumulado do ano, o aumento chega a 59,48%.