• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Com mais de 6 mil inscritos, Summit de Negócios Made in Bahia se consolida como o maior encontro empresarial do estado!

Com mais de 6 mil inscritos, Summit de Negócios Made in Bahia se consolida como o maior encontro empresarial do estado!

evento reúne especialistas líderes públicos e empresariais em debates sobre inovação, economia, turismo e desenvolvimento, no CCS

Por Michel Telles
Às

Com mais de 6 mil inscritos, Summit de Negócios Made in Bahia se consolida como o maior encontro empresarial do estado!

Foto: Sement Films

O primeiro dia da 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia, principal encontro empresarial do estado, marcou o sucesso do evento, que registrou mais de 6 mil inscritos e começou nessa quarta-feira (05), no Centro de Convenções Salvador, com o envolvimento de mais de 100 marcas, 70 estantes e 30 palestrantes e painelistas, um recorde em relação ao ano anterior.

Promovido pelo Grupo Business Bahia, Zoom Imagem, LIDE Bahia e Zum Brazil Eventos, o encontro segue até essa quinta-feira (06), com painéis e palestras sobre temas estratégicos como Inovação, Economia, Crédito, Geopolítica, Infraestrutura, Turismo, Educação, Desenvolvimento Social e Comunicação.

A abertura do evento foi realizada, nessa quarta-feira (05), pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis. Ele exaltou o crescimento econômico da capital baiana, destacando o papel do setor imobiliário na geração de empregos. “Conseguimos enfrentar situações econômicas que antes não eram favoráveis para Salvador, como a taxa de desocupação, que hoje caiu para 8,5%”, salientou. 

Entre os destaques do primeiro dia esteve Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que, em sua palestra “A indústria baiana no cenário econômico do Brasil”, ressaltou a importância de olhar para dentro da indústria local, compreender como ela pode se desenvolver e pensar sobre como o setor pode gerar mais crescimento.

“O comércio da Bahia vive dos consumidores da Bahia, não do comércio eletrônico, mas do comércio físico. E o comércio depende dos consumidores locais; ele precisa dos empregos locais para que as pessoas tenham poder aquisitivo e, assim, mais consumidores. Essa lógica de complementariedade é indiscutível. Precisamos adotar um comportamento diferente em relação à nossa integração interna, como fazem muitos estados, a exemplo do Ceará e de Pernambuco. Essa é a oportunidade que o Summit Made in Bahia representa”, afirmou Alban.  

Turismo em destaque 

Durante o painel “As forças e particularidades naturais que fazem da Bahia destaque no turismo nacional”, mediado por Barreto Júnior, diretor de Destino do Grupo Prima, o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar; o presidente da Saltur, Isaac Edington; e a CEO da GL Events, Milena Palumbo, discutiram o papel de destaque da Bahia no turismo, além das dificuldades e dos atrativos que o estado tem a oferecer.

“O turismo é uma atividade transversal. Ele requer que o Governo Federal, o Governo do Estado e os governos municipais, além do setor turístico, dos empresários e da sociedade civil organizada, atuem na mesma direção. Aqui na Bahia, todos esses atores, sob a liderança do Governo do Estado, têm trabalhado em conjunto, cada um dentro de sua esfera de competência. E é isso que tem garantido à Bahia o destaque que ocupa hoje no cenário nacional”, destacou Bacelar. 

 

Desenvolvimento e crescimento econômico 

A importância do crédito e do mercado de capitais como fatores indispensáveis ao crescimento do estado também esteve em pauta. O superintendente estadual do Banco do Nordeste (BNB), Pedro Neto; a diretora de Operações da SalvadorPAR, Denise Castro; e o sócio de Capital Market da Deloitte, Luiz Gustavo, destacaram os desafios enfrentados pelas empresas regionais e a relevância do mercado de capitais para o fortalecimento dos negócios e, consequentemente, da economia. 

 

Denise Castro salientou a importância de estruturar projetos de forma sólida, garantindo sua viabilidade econômica e financeira. Ela pontuou que a análise dos projetos considera diferentes estruturas de capital e envolve diálogo constante com bancos e investidores. 

“Considero que esse é o calcanhar de Aquiles na estruturação de projetos: fazer com que o projeto se sustente, que a gente consiga identificar, de fato, sua viabilidade econômica e financeira. As linhas de crédito variam conforme o setor, e os bancos disponibilizam opções específicas para cada um deles. Por isso, na SalvadorPAR, o nosso objetivo é garantir que os projetos tenham sucesso nas licitações e alcancem um nível de maturidade que assegure sua execução”, destacou. 

Arena Invest 

Um dos diferenciais dessa 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia está sendo a Arena Invest, uma parceria com a SalvadorPAR. Reconhecida por sua atuação em modelagem de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões, a companhia está tendo papel central na interlocução com grupos empresariais nacionais e internacionais interessados em investir na capital baiana e, durante o evento, está promovendo painéis estratégicos e estimulando o debate setorial e a atração de investimentos. 

Nessa quarta-feira (05), um dos temas abordados foi “A capital do entretenimento e suas novas oportunidades”, que evidencia o potencial de Salvador, cidade que une um vasto acervo cultural, artístico e histórico a uma vocação natural para o turismo e o entretenimento. Detentora da maior orla entre as capitais brasileiras e palco do maior Carnaval do mundo, a cidade consolida sua imagem como destino vibrante e criativo. 

O painel reuniu nomes de destaque do setor: Duda Magalhães, presidente e sócio da Dream Factory; João Marcelo, CEO da Orla Rio e Orla Brasil; e Rafael Lazzarini, head da Live Nation América Latina e CEO da Rio2C. A mediação foi feira por Marcos Lessa, presidente da SalvadorPAR.

Papel das gestões públicas 

No painel “O papel dos governos estadual e municipal como indutores do desenvolvimento econômico e social da Bahia”, foram discutidas a importância e a necessidade de ações coordenadas para promover a economia do estado. O painel contou com a presença do superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Luciano Torres; Mila Paes, secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador; e Ricardo Góis, secretário da Fazenda de Lauro de Freitas. 

Luciano Torres pontuou que investir em infraestrutura é fundamental e um papel básico do Estado, que também atua como instituição fomentadora. “No campo da infraestrutura, logística, transporte e mobilidade, ainda vamos avançar muito. Nosso papel é facilitar a vida de quem vem para cá, e faremos tudo para que o empresário que venha para a Bahia se sinta acolhido. Mais do que isso, queremos que o processo de chegada e instalação seja o mais ágil possível”, ressaltou. 

Cases de sucesso 

A programação de palestras foi encerrada com a apresentação dos cases de sucesso de marcas como o parque aquático Hot Park, a Vinícola UVVA e a 100% Você, marca de produtos funcionais de Bell Marques, reforçando a diversidade de segmentos representados no evento. 

A diretora de Marketing e Projetos da Zum Brazil Eventos, Fernanda Lacorte, destacou que a segunda edição do evento superou todas as expectativas. Segundo ela, a mudança para o Centro de Convenções de Salvador foi um grande diferencial, evidenciando o crescimento do encontro, que tem atraído mais empresas e público. 

Ao avaliar o crescimento e a consolidação do evento, o presidente do Grupo Business Bahia, Carlos Falcão, ressaltou o caráter inovador e o sucesso da iniciativa. “O Summit Made in Bahia é o único evento multissetorial que acontece em nosso estado, um encontro que reúne marcas de diferentes segmentos. No ano passado foi um sucesso, e neste ano está superando as nossas expectativas. Uma prova viva de que os baianos apoiam, e continuarão apoiando, um evento como este”, celebrou. 

O evento segue até essa quinta-feira, a programação completa está disponível no site https://summitmadeinbahia.com.br/. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.