• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Com presenças de Bolsonaro e Fux, congresso abriu trabalhos legislativos do ano em sessão solene

Com presenças de Bolsonaro e Fux, congresso abriu trabalhos legislativos do ano em sessão solene

Bolsonaro, Pacheco e Lira ressaltaram uma preocupação conjunta em ações que amenizem os efeitos pandemia da Covid-19

Por Juliana Dias
Ás

Com presenças de Bolsonaro e Fux, congresso abriu trabalhos legislativos do ano em sessão solene

Foto: Agência Câmara

O presidente Jair Bolsonaro participou da abertura da sessão legislativa nesta quarta (3) no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Nela, os presidentes dos três Poderes ressaltaram uma preocupação conjunta em ações que amenizem os efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19 e destacaram a importância da independência e harmonia entre Legislativo, Executivo e Judiciário. Mais uma vez, houve a sinalização de que será retomado o auxílio emergencial - sem detalhes de datas ou valores - dentro dos limites fiscais e de que será realizado um esforço pela vacinação dos brasileiros contra a Covid-19.

Bolsonaro foi o primeiro a discursar e colocou que a pandemia trouxe cenário de incertezas, mas ponderou que o governo trabalhou para atender às necessidades da população brasileira. Ele citou as ações realizadas em 2020, como auxílio emergencial e programas de créditos para empresários e programas adotados nas áreas econômica, política e social e falou que espera dar continuidade à agenda de privatizações e de modernização do setor elétrico, entre outras.

O novo presidente do Congresso - que é o presidente do Senado - Rodrigo Pacheco (DEM-MG) opinou que a solenidade é um dos momentos mais importantes de fortalecimento da democracia e pediu pacificação, união, moderação, equilíbrio e racionalidade nas discussões políticas.  "Nenhum extremo nos interessa", frisou. Pacheco falou em priorizar as reformas tributária e administrativa e o pacto federativo para diminuir desigualdades regionais e fortalecer o municipalismo.

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Arhur Lira (PP-AL), pediu que seja feita a união de esforços para facilitar a oferta de vacinas e o desenvolvimento de ações de amparo aos mais vulneráveis. Lira ainda opinou que a expectativa da população só será atendida quando houver harmonia entre os Poderes e disse que não medirá esforços nesses sentidos. "Agora é hora de superar antagonismos e unir forças para sairmos maior desta crise", registrou.

O presidente da Câmara também ressaltou a adaptação do sistema de trabalho remoto desde março de 2020 para não expor parlamentares, mas não indicou se deve retomar as atividades presenciais. Lira - que foi apoiado pelo Planalto para chegar à liderança - falou em dar mais voz aos deputados e ressaltou que pretende valorizar decisões coletivas.

A solenidade durou cerca de 1h30 e teve o início marcado por manifestações de parlamentares contra e a favor do presidente da República. Pacheco intercedeu ressaltando que Congresso precisa dar exemplo de pacificação e pediu respeito à divergência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário