Com queda nas vendas, consumo de leite despenca 10% no Brasil

Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida (ABLV) prevê pior ano na história do setor

Por Da Redação
Às

Com queda nas vendas, consumo de leite despenca 10% no Brasil

Foto: Reprodução/R7

Com a venda de leite nos supermercados em queda, o consumo em 2021 pode cair em até 10% e o ano deve terminar com o pior desempenho da história para o setor, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida (ABLV), que espera demandar cerca de 6,5 bilhões de litros de leite tipo UHT, que é vendido em caixa tipo longa vida.

Com o resultado, a média do consumo anual por brasileiro pode cair quase 3 litros na comparação com 2020. “Há 25 anos o setor crescia ano após ano, e devemos terminar o ano com retração entre 8% e 10%. É uma queda assustadora”, diz o presidente da ABLV, Laércio Barbosa.

A série histórica da entidade exibe somente um ano com queda das vendas: em 2018, quando ocorreu a paralisação dos caminhoneiros. Ainda assim, a retração foi de 2%. Barbosa relaciona a queda do consumo neste ano à queda da renda do brasileiro, principalmente por conta do fim do auxílio emergencial, e também ao aumento dos custos e preços do setor.

“Desde o início da pandemia, o preço dos lácteos subiu cerca de 30%, basicamente quase tudo no ano passado. Mesmo assim, as vendas seguiram firmes no ano passado por causa do auxílio emergencial”, diz.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.