Com vacilos na defesa, Vitória perde para o Ceará pela Copa do Nordeste

Rubro-Negro deixa escapar liderança do grupo B da Lampions League

[Com vacilos na defesa, Vitória perde para o Ceará pela Copa do Nordeste]

FOTO: Felipe Santos/CSC

O Vitória foi derrotado pelo Ceará por 3 a 1, em confronto disputado na tarde deste sábado (6), no estádio do Castelão, em Fortaleza, válido pela segunda rodada da Copa do Nordeste. Com resultado, Rubro-Negro cai para segunda posição do grupo B, com três pontos somados. Já o Vozão sobe provisoriamente para liderança do grupo A, com quatro pontos, e torce contra o Bahia, que ainda joga na rodada, para ficar no posto.

Foi uma primeira etapa equilibrada e de muita marcação das duas equipes. Ceará e Vitória buscaram muito o campo de ataque, explorando as deficiências um do outro, mas também paravam nas defesas, quase sempre bem postadas, e impedindo que o rival pudesse criar muitas oportunidades de chegar com perigo ao gol adversário. Apesar disso, o Vozão foi quem mais chegou próximo de abrir o placar no jogo.

A primeira boa chegada do jogo foi do Vitória aos 11 minutos. Em subida ao campo de ataque, David finalizou rasteiro de fora da área, a bola foi na direção do gol, mas saiu pela linha de fundo.

O Vozão respondeu aos 22 minutos. Após chutão para o campo de defesa do Vitória, João Victor falhou na hora de cortar a bola e o atacante Saulo conseguiu ficar com ela, finalizou cruzado e a bola passou com perigo pela linha de fundo.

Em outra boa chegada ao ataque, o Ceará voltou a chegar com perigo aos 31 minutos. Marlon recebeu belo passe em profundidade de Felipe Vizeu e bateu cruzado, mas Yuri conseguiu abafar bem a finalização e afastou a chance do Vozão abrir o placar.

Aos 37 minutos, a melhor chance do jogo, após tabelinha Marlon deu bom passe para Kelvyn, que com muito espaço de fora da área soltou um chutaço para o gol e a bola foi caprichosamente na trave do goleiro Yuri. Escapou por muito pouco de tomar o primeiro o Leão.

Com a partida mais truncada nos minutos finais, o confronto foi para o intervalo com empate parcial entre as duas equipes.

No retorno para a segunda etapa, o jogo caiu um pouco de produção e ficou muito monótono, com muitos erros para os dois lados.

A primeira chance de jogo na etapa final só veio acontecer aos 18 minutos. Após vacilo na defesa Rubro-Negra, com Van não cortando a bola, Marlon ficou com posse de bola e tocou para Jacaré soltar uma bomba no ângulo e marcar um golaço no Castelão.

O gol fez o Ceará se empolgar no jogo, tanto que Saulo, aos 20 minutos, em chute de fora da área, assustou Yuri, com finalização de fora da área, mas o goleiro caiu no canto certo e conseguiu espalmar a bola para o canto.

Já em queda de produção antes de sofrer o gol, o Vitória demonstrava apatia e falta de intensidade no jogo. O time já demonstrava pouca criatividade dentro de campo e ter que correr atrás do resultado pouco alterou a mudança de comportamento do time na partida.

O Leão foi ter uma ótima chance de igualar o marcador aos 27 minutos. Vico arriscou uma bomba de fora da área, pegou o goleiro adiantado, mas a bola saiu com muito perigo por cima do travessão.

Mais na vontade do que na técnica, o Vitória conseguiu chegar ao empate em um vacilo impressionante do Ceará.

Aos 32 minutos, a bola parecia controlada pelos defensores do Ceará, mas David passou como um foguete por trás do zagueiro Klaus, e o goleiro Richard acabou derrubando o atacante na área. Pênalti assinalado, que Vico, em cobrança pefeita, com bola para um lado e goleiro para o outro, igualou o placar.

Sem tempo para lamentar, o Ceará já correu atrás do resultado aos 35 minutos. Após contra-ataque em velocidade, a bola chegou nos pés de Jacaré novamente, que sozinho dentro da área, finalizou forte, mas bem posicionado, o goleiro Yuri conseguiu defender.

Defensivamente o Vitória seguia deixando a desejar no jogo, e isso foi determinante para o resultado final. Aos 42 minutos, Jacaré recebeu lançamento em profundidade pela lateral, Van parecia estar com a posse de bola, mas a perdeu para o próprio Jacaré, que cruzou para área e encontrou Saulo, completamente sozinho, e o atacante cabeceou como manda o manual, para o chão, no meio do gol e Yuri defendeu no susto, mas bola voltou para o atacante só empurrar para as redes.

Com o Vitória se abrindo no meio campo e dando muito espaço nas subidas ao ataque, o Vozão teve a chance decisiva para matar o jogo.

Aos 47 minutos, após contra-ataque em velocidade, a troca de passes no ataque terminou nos pés de Saulo, que dominou e finalizou rasteiro para o gol, anotando o terceiro e matando o jogo.

Análise do Vitória na partida

Uma partida que começou até promissora se tornou um desastre completo no final. O Vitória parecia que conseguiria igualar as ações do Ceará no jogo, subindo ao ataque e criando boas chances, mas defensivamente o time cometeu falhas decisivas para o resultado e isso foi crucial para a derrota de hoje. A disparidade técnica das duas equipes fez toda diferença, principalmente no fim do jogo, quando foi possível perceber a fragilidade do jovem time em um momento decisivo.

Van foi o grande vilão do jogo, mas a responsabilidade não deve ser inteira jogada sobre os ombros dele. A zaga do Leão segue um buraco e sempre cai de produção nos minutos finais. Foi assim que deixou escapar pontos contra o Unirb e agora contra o Ceará. Outra formação precisa ser testada para que esse problema não se torne recorrente e decisiva para eliminações em outras competições mata-mata a exemplo da Copa do Brasil semana que vem.

Do meio para frente o Leão segue uma equipe pouco criativa e que depende de alguns lampejos de qualidade de David, Vico e Samuel para chegar perigosamente ao gol adversário. Essa dependência tem sido negativa, pois quando um destes não está inspirado, o time não joga. Chagas deve testar novas opções para que isso não venha a ser determinante para o desempenho da equipe. A hora de testar é agora, especialmente no Baianão.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!