Combate à desinformação
Confira o editorial desta segunda-feira (5)

Foto: Arquivo/Senado Federal
O combate à desinformação é uma tônica das eleições. É inegável que, nos últimos anos, existe uma engenharia, um planejamento por trás das fake news – elas têm a capacidade de interceptar o medo das pessoas. É um trabalho profissional.
Manipulação de fatos e narrativas para fins políticos não é uma novidade, no entanto, novas tecnologias e hábitos de comunicação e disseminação de informação colocam esses antigos desafios em um novo patamar.
Neste contexto, é recomendável ao cidadão a utilização dos serviços de verificação de notícias falsas, além da abertura de boletins de ocorrência nas delegacias de crimes virtuais e a acionamento da Justiça.
Do lado institucional, a mobilização também já acontece. Semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o TikTok no Brasil formalizaram uma parceria para o combate à desinformação nas Eleições Municipais de 2020. É mais uma empresa do meio digital, entre tantas, que assinam compromisso ao Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, criado pelo TSE em agosto de 2019.
O ingresso do TikTok é pontual, enquanto uma plataforma relativamente nova que tem muita aderência entre os jovens.
Assim, o TikTok se compromete a criar uma página para centralizar informações confiáveis sobre as Eleições Municipais de 2020. Também será responsável por capacitar a equipe de Comunicação do TSE sobre a melhor utilização da plataforma, dando o suporte necessário para a produção de vídeos na linguagem dos usuários da rede.