Combinação de exercícios de força e aeróbicos pode reduzir mortalidade por câncer em 28%
Entre as atividades, aponta pesquisa, estão prancha, agachamento e remada

Foto: Reprodução/Pixabay
Um estudo publicado no International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity apontou que a combinação de exercícios de força e aeróbicos pode reduzir significativamente a mortalidade por câncer.
De acordo com os autores, fazer exercícios como prancha, agachamento e remada diminui em 14% a mortalidade pela doença. Se essas práticas forem combinadas com outros do tipo aeróbico, o benefício sobe para 28%.
Estudos em dados populacionais têm mostrado que a prática da atividade física reduz o risco de pelo menos sete tipos de câncer: mama, cólon, endométrio, estômago, esôfago, rim e bexiga.
Uma análise feita pela Unifesp apontou que treinos de força muscular também possui benefícios e pode reduzir em 26% o risco de desenvolver câncer de rim.
Já a associação entre exercício de força muscular e os demais tipos de câncer (cólon, próstata, pulmão, linfoma, pâncreas, mieloma múltiplo, bexiga, esôfago, reto, melanoma, leucemia e cânceres do sistema digestivo) foi inconclusiva devido ao número limitado de estudos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos pratique de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica moderada por semana, ou de 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica vigorosa (ou uma combinação equivalente de intensidades).