Comércio mundial de mercadorias desacelera no primeiro trimestre de 2022, diz OMC
Instituição prevê queda ainda maior no crescimento ano a ano

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O comércio mundial de mercadorias desacelerou para 3,2% no primeiro trimestre de 2022, abaixo do 5,7% no quarto trimestre de 2021, de acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC). Ainda segundo a instituição, a previsão é de uma desaceleração ainda maior no crescimento do comércio ano a ano.
A queda pode ser explicada devido a guerra da Ucrânia e bloqueios da China, de acordo com a OMC. Quanto ao crescimento do comércio de mercadoria ano a ano, "o barômetro geral permanece abaixo de um índice que representa os volumes reais de comércio de mercadorias, mas pode permanecer positivo quando as estatísticas oficiais do segundo trimestre estiverem disponíveis com o comércio simultaneamente sobrecarregado pelo conflito na Ucrânia e impulsionado pelo levantamento dos bloqueios covid-19 na China".
O Barômetro do Comércio de Mercadorias é um indicador composto para o comércio mundial, fornecendo informações em tempo real sobre a trajetória do comércio de mercadorias em relação às tendências recentes.


