Comida de Restaurante

Alex Atala e a melhor Galinhada do Brasil

Por Da Redação
Às

Comida de Restaurante

Foto: Dining Lovers

Com os pés fincados em suas raízes e os olhos voltados para o futuro, o chef Alex Atala é, acima de tudo, um apaixonado. Pelo Brasil, pela natureza, pela gastronomia, pela vida. Nascido Milad Alexandre Mack Atala, em 3 de junho de 1968, Alex Atala é movido por desafios e sempre teve um grande sentimento de indignação e vontade de mudança. Vindo de uma família de classe média de origem palestina, do subúrbio de São Paulo, sempre foi “genioso” e aos 14 anos saiu de casa para atuar como DJ.

Aos 18, foi viajar pela Europa como mochileiro e trabalhou pintando paredes na Bélgica. Por sugestão de um amigo, fez um curso profissionalizante de gastronomia e, em seguida, trabalhou em restaurantes na Bélgica, na França e na Itália, aperfeiçoando seus conhecimentos da arte culinária. Assim, a viagem fez com que Alex aprendesse inglês, francês e italiano e abriu a cabeça do menino paulistano para explorar todas as possibilidades gastronômicas de ingrediente nacionais, aliando bases clássicas a técnicas modernas e atuais.

Sócio do Restaurante DOM, que foi considerado 6º melhor restaurante do mundo e o melhor da América do Sul, lista World’s 50 Best Restaurants de 2013, Atala também é chef do Dalva & Dito, onde, todas as noites de sábado, filas se formam para experimentar a famosa Galinhada do Atala. E é esta receita que a coluna Comida de Restaurante oferece hoje.

Modo de Preparo - Salmoura

°- Numa tigela coloque 1 galinha caipira separada pelas juntas e cortada em pedaços pequenos, 2 litros de água, ½ kg de sal grosso, 20 g de folhas de manjericão, 1 cebola cortada em 4 partes, 3 folhas de louro e 2 dentes de alho inteiros misture e deixe na geladeira por 24 h. Retire o os pedaços da galinha caipira da salmoura e lave em água corrente.

Modo de Preparo - Marinada

°- Transfira os pedaços de galinha caipira para uma tigela adicione 5 dentes de alho picados, 2 cebolas médias cortada em cubos, 4 tomates cortados em cubos, 1 pimenta-de-cheiro picada, 100 g de coentro picado, 50 g de salsinha picada, 50 g de folhas de manjericão, 10 folhas de hortelã e 1 folha de louro e leve na geladeira por 24h.
°- Retire os pedaços de galinha caipira da marinada. Coe a marinada e reserve os temperos e o caldo.
°- Numa panela com 200 ml de óleo de canola coloque os pedaços de galinha caipira e refogue bem até dourar. Retire os pedaços de galinha caipira da panela e adicione os temperos da marinada (reservada acima) e refogue. Acrescente o caldo da marinada (reservada acima), os pedaços de galinha caipira (já dourados), 50 g de colorau e cubra com água. Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada por +/- 3 h ou até a galinha ficar macia. Sirva quente.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário