• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Comissão vai investigar vícios nos contratos de concessão do transporte público de Salvador

Comissão vai investigar vícios nos contratos de concessão do transporte público de Salvador

Vereadores devem apresentar calendário de atividades na próxima terça-feira (17)

Por Chayenne Guerreiro
Às

Comissão vai investigar vícios nos contratos de concessão do transporte público de Salvador

Foto: Chayenne Guerreiro

Foi instalada na quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Salvador, a Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização do Contrato de Concessão das Empresas Prestadoras de Serviço Público de Transporte coletivo municipal rodoviário de passageiros. A comissão será presidida pelo vereador Henrique Carballal (PV).

"É uma comissão criada para acompanhar o contrato de concessão das empresas de transporte, vamos fazer toda uma investigação. Primeiro do processo  licitatório que ocorreu, na forma que o contrato foi estabelecido e todas as consequências que ele teve a partir daí. Os TACS que foram assinados com o Ministério Público e a prefeitura, os contratos entre a prefeitura e o Governo do Estado que estabelecem a integração com o metrô, o transporte clandestino, metropolitano, tudo isso será tratado", revelou Carballal, em entrevista exclusiva ao Farol da Bahia.

De acordo com o edil, uma reunião entre o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, o diretor da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal) e representantes das empresas já aconteceu, mas ainda será levado a plenário o calendário de atividades do grupo.A previsão é de que a votação aconteça na terça-feira (17).

"É uma comissão criada para acompanhar o contrato de concessão das empresas de transporte, vamos fazer toda uma investigação. Primeiro do processo  licitatorio que ocorreu, na forma que o contrato foi estabelecido e todas as consequências que ele teve a partir daí. Os TACS que foram assinados com o Ministério Público e a prefeitura, os contratos entre a prefeitura e o Governo do Estado que estabelecem a integração com o metrô, o transporte clandestino, metrôpolitano, tudo isso será tratado", adianta o vereador.

A instalação do colegiado foi um compromisso assumido durante a votação do projeto do Executivo que concedeu isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza [ISS] para os empresários do setor, além da taxa de Regulação, Controle e Fiscalização (TRCF). O projeto foi provado no dia 8 de agosto e sancionado pelo prefeito ACM Neto no dia 30. "Quando o prefeito envia para a Câmara um projeto para que seja aprovada a isenção da cobrança de ISS porque o sistema tem dificuldades de adquirir ônibus para renovar a frota, dentro do contrato que é regido, é porque o sistema está doente, tem erros concretos. Em função disso é que aprovamos a isenção para não prejudicar a população e agora vamos averiguar quem é o responsável pela cidade abrir mão de um valor que seria revertido em saúde, educação, melhorias urbanas etc", explicou Carballal.

Compõem ainda a Comissão os vereadores Edvaldo Brito (PSD), que assume as funções de vice-presidente e porta-voz; o relator Carlos Muniz (Podemos); o presidente da Comissão de Transporte, Helio Ferreira (PCdoB); Cézar Leite (PSDB), Sabá (PV), Paulo Magalhães Júnior (PV), José Trindade (sem partido), Suíca (PT), Joceval Rodrigues (Cidadania) e Maurício Trindade (DEM).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.