Comitê Científico do RJ adia decisão sobre carnaval na Sapucaí

Reunião para emitir um parecer definitivo ocorrerá ainda este mês

Por Da Redação
Às

Comitê Científico do RJ adia decisão sobre carnaval na Sapucaí

Foto: Mario Tama/Getty Images

O Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19, que assessora a prefeitura do Rio de Janeiro, optou, durante reunião na manhã desta quarta-feira (12), por adiar a decisão sobre a realização dos desfiles no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Segundo um dos membros do Comitê, o sanitarista Daniel Becker, é recomendado pelos especialistas que o plano de volta às aulas presenciais na rede municipal seja mantido, por haver evidências científicas que fundamentem a necessidade do ensino presencial ou híbrido. 

O Comitê também defendeu a retomada do uso de máscaras em locais abertos, especialmente quando não houver distanciamento social, embora o protocolo não deva voltar a ser obrigatório.

Com relação ao carnaval na Sapucaí, o Comitê decidiu deliberar somente em outro encontro que será marcado para ocorrer ainda neste mês de janeiro, e assim, emitir um parecer definitivo. Até a próxima reunião, os indicadores da pandemia na cidade continuarão sob monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os dados iniciais de vigilância epidemiológica das próximas semanas também serão considerados para a avaliação do retorno às aulas presenciais, embora o plano da Secretaria Municipal de Educação (SME) seja mantido por enquanto.

Reunião do Comitê Científico de Enfrentamento

A reunião do Comitê teve o objetivo de reavaliar a decisão tomada em 22 de dezembro, quando foi decidido que o Rio de Janeiro realizaria o carnaval neste ano. Mas devido à explosão de casos de Covid-19 e ao avanço da Ômicron, foi necessário uma nova avaliação. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz já sinalizou que irá seguir o parecer dos especialistas.

O Comitê Científico do estado do Rio de Janeiro é consultivo, ou seja, as autoridades podem seguir ou não suas orientações. O governo carioca ainda não bateu o martelo sobrea realização do carnaval. E caso haja divergência, vale a medida mais restritiva, conforme informações do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na semana passada, o prefeito Eduardo Paes anunciou a suspensão da folia de rua, mas manteve a manutenção dos desfiles na Sapucaí. "A tendência é que o carnaval de rua seja suspenso, já que, neste caso, não há como fazer um controle sanitário, com adoção de protocolos de teste ou exigência de esquema completo. a dois meses à luz do cenário epidemiológico momentâneo. Novas reuniões acontecerão para embasar a decisão da SES", diz uma nota do estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.