• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Comitê de Política Monetária, do BC, inicia reunião que deve aumentar Selic pela 5ª vez seguida

Comitê de Política Monetária, do BC, inicia reunião que deve aumentar Selic pela 5ª vez seguida

Com a escalada da inflação, a expectativas do mercado financeiro apontam que a taxa de juros pode subir a 6,25% ao ano

Por Da Redação
Às

Comitê de Política Monetária, do BC, inicia reunião que deve aumentar Selic pela 5ª vez seguida

Foto: Divulgação/Banco Central

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), começa nesta terça-feira (21) a reunião que vai definir o novo patamar da taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic. Com escalada da inflação, algumas projeções já sinalizam para a maior alta desde 2002. 

Somente em agosto, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 0,87% e registrou a maior alta para o mês dos últimos 21 anos. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação dos preços encostou nos 10%, patamar já superado em oito capitais brasileiras. 

Se as expectativas do mercado financeiro forem confirmadas, o veredito vai elevar a Selic pela quinta vez seguida e a taxa básica pode alcançar os 6,25% ao ano.

A decisão a respeito dos novos juros será anunciada nesta quarta-feira (22), após as 18h30, e ficará vigente por, ao menos, até 34 dias, quando os diretores do BC voltam a se encontrar, em 26 e 27 de outubro, para discutir novamente a conjuntura econômica nacional.

No último encontro, quando aumentou a Selic para 5,25% ao ano, o Copom ponderou a evolução da variante delta da covid-19 e o risco relevante de aumento da inflação nas economias centrais como principais motivos para a elevação de um ponto percentual da taxa básica de juros. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário