Como proteger o veículo e evitar roubos no dia a dia?

Alarmes ainda são comuns mas existem tags de rastreamento que ganham espaço

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Como proteger o veículo e evitar roubos no dia a dia?

A violência urbana é uma realidade nas grandes cidades brasileiras, e quem circula de carro está sujeito a furtos e assaltos. Em São Paulo, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, são registrados em média 60 boletins de ocorrência de roubos por dia, além de cerca de 330 furtos e roubos de veículos diariamente. na Bahia, quinto estado com maior quantidade de veículos roubados do país, os dados também são alarmantes. Diante desse cenário, cresce a busca por dispositivos e serviços que ajudam a proteger o patrimônio e reduzir os riscos.

Rastreadores

Com cerca de 1,5 milhão de usuários no Brasil, os rastreadores são oferecidos por empresas homologadas e monitorados em tempo real, segundo a Abese (Associação Brasileira de Empresas de Segurança Eletrônica). O sistema permite localizar o veículo após o roubo e até bloqueá-lo à distância. Hoje, o serviço é integrado a aplicativos que permitem definir áreas de circulação, acionar a central em emergências e acompanhar a localização do carro em tempo real.

Tags de rastreamento

Além das soluções contratadas junto a empresas, há rastreadores portáteis usados originalmente em bagagens e para segurança familiar que passaram a ser aplicados também em veículos. Escondida dentro do carro, a tag envia a localização para o celular do proprietário via aplicativo.

Películas antivandalismo

Diferentes das películas de controle solar, as antivandalismo reforçam os vidros contra arrombamentos. Feitas de poliéster em uma ou várias camadas, evitam o estilhaçamento, mas não têm função balística — embora sejam popularmente chamadas de “blindagem leve”. Há versões com diferentes níveis de resistência (PS4 a PS14), sendo a última a mais procurada. A instalação custa entre R$ 1.000 e R$ 2.500.

Alarmes

Ainda comuns, os alarmes complementam a proteção, sobretudo em veículos mais antigos. Nos modelos novos, muitos já vêm de fábrica. O sistema inclui sensores de vidro, portas e ultrassom, que disparam sons e podem até imobilizar o veículo em caso de invasão.

Atenção diária

Além da tecnologia, especialistas em segurança alertam que os cuidados básicos são essenciais. Evitar estacionar em locais ermos, não deixar bolsas ou objetos à mostra e reduzir a exposição de celulares no painel são medidas importantes. Em áreas de maior risco, recomenda-se até evitar o espelhamento do smartphone na multimídia, que pode chamar atenção de criminosos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.