Como saber se a insônia é causada pela menopausa?
Cerca de 60% das mulheres enfrentam insônia devido à diminuição dos hormônios estrogênio e progesterona durante o climatério

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Durante o climatério, conhecido como menopausa, cerca de 60% das mulheres enfrentam insônia devido à diminuição dos hormônios estrogênio e progesterona. Isso pode afetar tanto quem já tinha dificuldade para dormir quanto piorar o quadro para quem não tinha.
A falta de estrogênio e progesterona durante a menopausa afeta a produção de melatonina e cortisol, o que pode dificultar o sono. Além disso, os sintomas vasomotores como ondas de calor e suor noturno também podem prejudicar a qualidade do sono.
A perturbação do sono junto com a variação hormonal tem um efeito cascata. Ele pode afetar o humor ao longo do dia, prejudicar a concentração em atividades básicas e a capacidade de julgamento, levar à irritabilidade extrema causando ansiedade e depressão.
Como saber se a insônia é causada pela menopausa
Para diferenciar se a insônia é causada pela menopausa ou por outros fatores, é importante avaliar se a mulher apresenta os sintomas característicos do climatério, como ondas de calor, irritabilidade, alterações de humor, falta de atenção e mudanças no corpo a curto, médio e longo prazo, como secura vaginal, perda óssea e alterações cardiovasculares e de colágeno. Isso pode ajudar a identificar a relação entre a insônia e a menopausa.