Confiança do agronegócio registra alta de 1,9 ponto no 1º trimestre de 2022

Alta levou índice a 111,5 pontos, de acordo com pesquisa da Fiesp

Por Da Redação
Às

Confiança do agronegócio registra alta de 1,9 ponto no 1º trimestre de 2022

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Índice de Confiança do Agronegócio (ICAgro), levantado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), fechou os primeiros três meses com 111,5 pontos, uma alta de 1,9 ponto em relação ao último.

De acordo com a Fiesp, a alta foi puxada “principalmente pelas indústrias situadas Depois da Porteira, o único segmento dentre todos os pesquisados em que de fato a confiança melhorou”.

O ICAgro é calculado a partir dos Índices de Confiança da Indústria e do Produtor Agropecuário (produtor agrícola e pecuário) e considera otimistas marcas acima dos 100 pontos.

Entre as indústrias de insumoa agropecuários houve uma queda de 3,7 pontos, para 107,7 pontos, no entanto, a entidade destacou que a maioria das entrevistas ocorreram no início da guerra entre Rússia e Ucrânia, quando ainda havia muita incerteza sobre oferta. 

A perda, porém, foi compensada pela alta de 9,0 pontos, para 117,4 pontos, entre indústrias situadas depois da porteira. “Ainda é um resultado que situa os ânimos do grupo na faixa considerada otimista pelos critérios da pesquisa — mas no patamar mais próximo da neutralidade desde o 4º trimestre de 2018, quando começou um período em que a percepção dos produtores tem se mantido predominantemente positiva”, informa a nota.

Produtores 

Entre os produtores, a queda foi de 2,9 pontos, para 109,1 pontos, refletindo a piora das relações de troca depois do encarecimento dos fertilizantes. 

Já o recuo para o produtor pecuáro foi de 2,6, a 101,4 pontos. Segundo o levantamento, houve piora na percepção de custos de produção com o avanço de grãos e da ureia, além do alto patamar do preço dos bezerros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.