• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Confiança do Comércio cresce 4,3 pontos em agosto ante julho, para 99,4, diz FGV

Confiança do Comércio cresce 4,3 pontos em agosto ante julho, para 99,4, diz FGV

Em médias móveis trimestrais, o indicador subiu 2,0 pontos

Por Da Redação
Às

Confiança do Comércio cresce 4,3 pontos em agosto ante julho, para 99,4, diz FGV

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) apresentou uma elevação de 4,3 pontos na passagem de julho para agosto, para 99,4 pontos, segundo dados divulgados nesta terça-feira (30) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador subiu 2,0 pontos.

“A confiança do comércio voltou a subir em agosto. Ao contrário do que vinha ocorrendo em meses anteriores, a alta desse mês foi toda influenciada pela melhora das expectativas”, avaliou Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

“A desaceleração da inflação, medidas de estímulo do governo e melhora da confiança do consumidor contribuem no ânimo dos empresários do setor com os próximos meses. Contudo, embora mais otimistas, isso não tem se refletido nas avaliações sobre o presente, já que pelo segundo mês consecutivo os indicadores que medem a demanda seguem em queda”, diz.

Como destacou o economista, ainda é possível imaginar resultados positivos para os próximos meses, "mas é necessária cautela considerando o ambiente macroeconômico ainda frágil e com alguma oscilação devido à proximidade das eleições".

Em agosto, foi verificada melhora na confiança em cinco dos seis principais segmentos do comércio. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) teve declínio de 1,4 ponto, para 104,2 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) aumentou 9,7 pontos, para 84,8 pontos.

Com a piora no ISA e melhora no IE em agosto, a distância entre o nível dos componentes caiu, mas o patamar da avaliação atual ainda é superior ao das expectativas, além de estar acima do nível neutro.

“O maior desafio agora é a manutenção do resultado positivo das expectativas e que isso acabe se confirmando em melhora na percepção da demanda dos empresários nos próximos meses”, completou Tobler. A Sondagem do Comércio de agosto coletou informações de 780 empresas entre os dias 1º e 26 do mês.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.