• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Confiança do empresariado baiano avança em maio, mas ainda se mantém em nível pessimista

Confiança do empresariado baiano avança em maio, mas ainda se mantém em nível pessimista

Estado marcou -70 pontos em maio numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos

Por Da Redação
Ás

Confiança do empresariado baiano avança em maio, mas ainda se mantém em nível pessimista

Foto: Manu Dias/GOVBA

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), métrica calculada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para monitorar as expectativas do setor produtivo do estado, registrou -70 pontos em maio, em uma escala que varia de -1.000 a 1.000 pontos. No comparativo mensal e anual, houve um avanço no nível de confiança em maio. Em relação a abril, quando o indicador estava em -126 pontos, houve um aumento de 56 pontos. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve uma expansão de 79 pontos, já que o ICEB era de -149 pontos na época.

"Apesar de ainda não termos garantias de um crescimento consistente, o resultado mais recente do ICEB indica que a confiança, pelo menos, se recuperou das quedas observadas em março e abril", afirmou o integrante técnico da SEI, Luiz Lobo. 

Mesmo com a melhora, o ICEB de -70 pontos em maio marcou a sétima pontuação consecutiva abaixo de zero. Além disso, apesar do aumento, o indicador ainda permaneceu na zona de pessimismo moderado.

O aumento do nível de confiança de abril para maio não foi generalizado, pois não ocorreu em um dos quatro setores analisados (Comércio). O aumento em relação a maio do ano passado também teve impacto positivo em três das atividades (Indústria, Serviços e Comércio).

Em maio deste ano, apenas o setor Agropecuário registrou uma pontuação acima de zero, com 65 pontos. As demais pontuações foram: Indústria, -52 pontos; Serviços, -91 pontos; e Comércio, -115 pontos. Assim, o setor agropecuário obteve o melhor resultado, enquanto o setor do Comércio apresentou o menor nível de confiança.

Entre os temas avaliados, os empresários baianos mostraram as piores expectativas em relação ao crédito, ao PIB estadual e ao emprego. Por outro lado, as variáveis juros, câmbio e inflação apresentaram indicadores de confiança em uma situação menos desfavorável durante o mês.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.