Confiança do setor de serviços cresce em agosto e atinge maior patamar desde 2013
Indicador fica no patamar acima do nível pré-pandemia, destaca FGV

Foto: Foto/reprodução
A confiança do setor de serviços voltou a crescer em agosto, no quinto mês consecutivo de alta, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (30) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador subiu 1,3 ponto, e atinge 99,3 pontos, alcançando o maior nível desde setembro de 2013, quando ficou em 101,5 pontos. Com esse resultado, a confiança ficou no patamar acima do nível pré-pandemia.
"Ao contrário do que foi observado nos últimos meses, a alta foi mais influenciada pela melhora no volume de serviços no mês, enquanto as expectativas ficaram estáveis", disse em nota o pesquisador Rodolpho Tobler.
"Essa combinação sugere que a recuperação do setor vem avançando em paralelo às flexibilizações na pandemia. Vale ressaltar que o cenário para os próximos meses ainda depende da recuperação da confiança do consumidor e carrega muita incerteza, especialmente associados aos riscos da variante delta”, completou.
Neste mês, o resultado foi influenciado pelo Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 2,6 pontos, para 93,0 pontos, maior nível desde junho de 2014 (94,3 pontos). O Índice de Expectativas (IE-S) variou 0,1 ponto, para 105,7 pontos, mantendo-se no patamar mais alto desde novembro de 2012 (106,2 pontos).