Congresso dos EUA investiga embaixador no Brasil por ajudar reeleição de Trump

Todd Chapman foi criticado ao defender uma manifestação de Eduardo Bolsonaro

[Congresso dos EUA investiga embaixador no Brasil por ajudar reeleição de Trump]

FOTO: Divulgação

O embaixador Todd Chapman está sendo investigado após suposição de que ele teria sinalizado a brasileiros que poderiam ajudar a reeleger Donald Trump mudando políticas comerciais. 

Em carta enviada na última sexta (31), o presidente da Comissão, deputado Eliot Engel, pediu a Chapman todos os documentos relacionados a discussões que manteve com agentes do governo brasileiro nas últimas semanas. O embaixador conversou com o Brasil sobre as tarifas ao etanol, parte importante da pauta de exportações dos agricultores do Iowa, um dos estados-chave nas eleições americanas.

Engel também criticou a atitude de Chapman ao defender a manifestação de Eduardo Bolsonaro sobre a eleição americana.

“Embora o Sr. [Eduardo] Bolsonaro tenha o direito de falar livremente, simplesmente não é adequado a funcionários do governo – em qualquer um dos Poderes – promover as campanhas de candidatos nos Estados Unidos. Depois de tudo o que ocorreu na eleição presidencial dos EUA em 2016, o senhor deveria ter melhor juízo”, escreveu Engel ao embaixador Chapman.

O Departamento de Estado (o MRE americano) informou que as alegações sugerindo que Chapman tenha pedido a brasileiros apoio a um candidato específico são falsas.


Comentários