Conheça 10 curiosidades sobre o cérebro

O órgão faz parte do sistema nervoso central e, está relacionado com a inteligência, linguagem, consciência, memória, entre outros

Por Da Redação
Ás

Conheça 10 curiosidades sobre o cérebro

Foto: Reprodução/G1

O cérebro é um órgão do sistema nervoso central importante para o funcionamento do corpo. Esse órgão constitui a maior parte do encéfalo, representando cerca de 80% da massa total dessa estrutura. Ele está relacionado com a inteligência, linguagem, consciência, memória, entre outros. Além disso, é capaz de processar informações dos sentidos juntamente a outras estruturas do encéfalo, iniciar movimentos e influenciar o comportamento emocional. 

Conheça agora, 10 curiosidades sobre o cérebro:

1 - O nosso cérebro pesa cerca de 1,5kg. 75% de sua massa total é constituída por água. O seu peso é de 2% a 3% da massa corporal e consome cerca de 20% do nosso oxigênio e de 15% a 20% da glicose.

2 - O cérebro possui cerca de 100 bilhões de células nervosas. Ele consegue arquivar o equivalente a 1 mil terabytes de informações. É capaz de escanear e processar imagens complexas em até 13 milissegundos.

3 - Nosso cérebro pulsa. Isso ocorre quando o coração bate e envia o fluxo de sangue com nutrientes para todo o organismo, inclusive o cérebro. 

4 - A caixa craniana é expansível. Há mais de 200 anos atrás, a medicina acreditava que o crânio era rígido e que o aumento no volume de um de seus componentes (cérebro, sangue e líquido cerebroespinhal) provocaria diminuição do volume dos outros. Mas, recentes descobertas indicaram que o crânio é capaz de se expandir para comportar mudanças no volume interno.

5 - Pressão arterial alta pode afetar o cérebro. Quando o coração bate e leva o sangue para o cérebro, caso a pressão arterial esteja alta, a força da onda pode causar hipertensão intracraniana e causar dores de cabeça frequentes, algumas vezes acompanhadas de náuseas, visão turva e ruídos dentro da cabeça e, também pode provocar acidentes vasculares cerebrais (AVC).

6 - A obesidade pode causar complicações no cérebro. Isso acontece porque o excesso de gordura abdominal comprime as veias da região, o que prejudica o retorno do sangue venoso do cérebro para as outras partes do organismo.

7 - Doenças como síndrome renal interferem na saúde do cérebro. Pessoas com síndrome renal em estágios mais graves tem a complacência intracraniana comprometida, segundo pesquisadores. Após o tratamento com hemodiálise, a complacência pode retornar a um estado normal.

8 - Acordar um paciente em coma induzido. Com o monitoramento não invasivo do crânio,  médicos conseguem saber com segurança se já está no momento de “acordar” determinado paciente. Para isso, ele analisa se a complacência intracraniana está normal.

9 - Pulmão artificial é calibrado pelo cérebro. A técnica do ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), ou "pulmão artificial", substitui as funções do pulmão quando necessário. Com o monitoramento não invasivo do cérebro, os médicos conseguem acompanhar a complacência intracraniana e a calibrar com mais segurança a máquina.

10 - É possível monitorar o crânio de forma não invasiva e confiável. Métodos não invasivos de monitorização da complacência intracraniana têm sido utilizados para avaliar a saúde do cérebro. Ele mostra que a complacência intracraniana tem relação direta com a PIC e pode até ser um meio de maior eficácia para esta avaliação. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário