Conheça a fórmula mágica para manter-se forte no mercado de trabalho

Inovação é a palavra- chave para o sucesso no século XXI, segundo Alessandra Lippel

[Conheça a fórmula mágica para manter-se forte no mercado de trabalho]

FOTO: Reprodução via Instagram (@limaooulimonada)

O futuro é algo incerto, que causa medo e ansiedade, especialmente quando se trata de finanças e mercado de trabalho. Com as novas transformações modernas, em que o meio digital vem tomando conta, é imprescindível a reformulação da administração de alguns meios. Sabendo disso, a diretora criativa e empresária, Alessandra Lippel, fundou a empresa Fotossíntese, da qual oferece serviços de inovação para empresas do mercado e ainda conta com um canal no Youtube intitulado, Limão ou Limonada, que oferece dicas de inovação para o seu público.

Manter-se rígido ou imóvel diante de tantas mudanças profundas que estão ocorrendo na sociedade não é uma estratégia que a Alessandra recomendaria. Muito pelo contrario, em seu canal ela deixa toda a formalidade de lado e coloca em prática a filosofia que prega.

Como forma de inovação para manter e conquistar novos inscritos, Alessandra une de uma forma interessante o entretenimento e humor, juntamente com um conteúdo relevante, que gera informações sobre inovação de forma democrática para todos aqueles que tiverem interesse, sem precisar ser uma replicadora de noticia monótona como muitas outras pessoas fazem. Sua missão não é só colocar uma câmera com uma boa iluminação e falar sobre determinado assunto. Seu canal vai, além disso.

 

E como ela faz esse dinamismo acontecer?  

Esperta, Alessandra sempre pega uma noticia ou informação relevante para seu público alvo, e transforma esta de um processo informal, para algo mais interessante, entregando a notícia de um jeito inédito.  Como ela utilizou em um de seus vídeos, onde a mesma sai de dentro de uma mala, que seria uma metáfora para sua própria bagagem pessoal relacionado a conhecimentos, vivencias e aprendizagens, que acumulamos durante a vida, e conversa consigo mesma sobre o processo de Lifelong Learning.

Falando em Lifelong Learning, que traduzindo ao pé da letra seria o aprendizado continuo ao longo da vida, acaba por incentivar as pessoas a assumirem as rédeas do seu processo de aprendizado, fazendo com que estas possuam maior autonomia, sendo melhores empresários, freelancers ou até mesmo melhores funcionários dentro de uma empresa, ou seja, se manter atualizado é essencial no mundo contemporâneo.

Outro ponto bastante enfatizado pela empresaria é a questão do desenvolvimento do Soft Skills na adolescência. Assim como a palavra diz, Soft Skills nada mais é que as habilidades interpessoais que cada ser humano possui, podendo ser empatia, criatividade, resolução de problemas complexos e até mesmo a habilidade de falar em público. Essas habilidades estão cada vez mais sendo exigidas no mercado inovador, e quanto mais cedo os futuros trabalhadores identificarem e dominarem, irão desenvolver estratégias essenciais para o seu próprio sucesso profissional.

 

Brasil e inovação  

Quando questionada sobre a inovação nos meios brasileiros ser tardia, Alessandra responde de forma otimista a problemática. “Eu diria que depende da área. Quando falamos de Hardware como máquinas, carros, robótica, é fato que estamos ano-luz de distância de outros países. Mas, acredito que somos protagonistas em algumas áreas de inovação. Por exemplo, dentro da indústria criativa e nas áreas mais ligadas as questões de recursos naturais, como a Biomimética. Nesse campo temos certo protagonismo”, afirmou à empresária.

A Youtuber ainda ressalta que o país acha que inovar é copiar um modelo de estratégia que outros países utilizam. “O Brasil precisa encontrar o seu próprio caminho de inovação, e não copiar, nem tentar ser o próximo Vale do Silício. O brasileiro não enxerga o potencial que tem diante do mundo, às empresas acabam ficando muito voltada para o mercado interno”, afirma e exemplifica comparando com empresas internacionais.

 

“Quando uma empresa nasce na Bélgica, ela não consegue pensar em sobrevivência no mercado local, por que tem poucos habitantes, então, ela já nasce pensando globalmente e é isso que deveríamos fazer também”,  finaliza o raciocínio.

 

O futuro do mercado de trabalho  

A inteligência artificial tende a atingir milhares de trabalhadores no mundo inteiro, principalmente em funções de trabalho previsíveis, repetitivas e sequenciais. Porém, veremos a criação de novas funções. 

Há anos atrás, por exemplo, ninguém conseguiria imaginar em realizar uma ligação sem as telefonistas, ou, que existiria internet, com profissionais atuantes na área. O mercado muda constantemente, junto com os processos de evolução tecnológica.

Alessandra da um exemplo interessante, que inclusive citou sobre ele em seu vídeo mais recentemente, que é a criação de táxis aéreos. Estes táxis seriam como helicópteros, que transportariam as pessoas pela cidade de maneira rápida e prática. O Uber, por exemplo, já está realizando testes com helicópteros da empresa. “Se for colocado realmente em prática este novo modelo de transporte, provavelmente existirá uma nova profissão nessa área, como a de guarda de transito aéreo de táxis”, apostou a inovadora.

Brincando com a temática do seu canal no Youtube, ela define que um limão da inovação, será a perda em massa de muitos empregos de funções repetitivas, como telemarketing e caixa de supermercados, "mas ao mesmo tempo, iremos transformar esse limão em uma limonada. Fazendo com que estes trabalhadores arranjem empregos com suas próprias aptidões pessoais, além de que as empresas possam surgir para impulsionar esses profissionais nesse novo momento de suas carreiras".
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!