Conheça o chip UWB, aposta da Apple e Samsung para os smartphones
Tecnologia estará presente Galaxy Note 20 e no iPhone 11

Foto: Reprodução
A Samsung anunciou nesta quarta-feira (5) que o Galaxy Note 20 vai chegar ao mercado com o sensor UWB (Ultra Wideband). O chip trabalha com uma tecnologia de banda ultralarga que permite a comunicação sem fio com maior precisão e maior rapidez entre os dispositivos. O UWB também está presente no iPhone 11, por meio do chip U1, bem como na versão 5G do Galaxy S20 para conexão às redes milimétricas de quinta geração.
O recurso tem um funcionamento parecido com o Bluetooth e o Wi-Fi, mas a largura de banda é mais alta e tem alcance mais curto. A sigla UWB se refere à tecnologia Ultra Wideband (banda ultralarga, em tradução livre) que emite ondas eletromagnéticas, como o Bluetooh e o Wi-Fi, mas opera em uma frequência mais alta.
Devido à esta característica, ela permite que a transmissão de dados seja mais rápida e com maior capacidade, o que contribui para localização e comunicação de dispositivos com mais precisão. A tecnologia permite que as ondas eletromagnéticas façam um reconhecimento do ambiente em tempo real, identificando a localização exata dos aparelhos.
Uma vez estabelecida a conexão, ela se mantém estável e permite a comunicação com menor tempo de resposta. Como o sensor trabalha com largura de banda muito alta, ele não interfere em outros dispositivos que também utilizam radiofrequência.