Conscientização sobre Linfomas

Confira o editorial desta quarta-feira (15)

[Conscientização sobre Linfomas]

FOTO: Mateus Pereira/AGECOM/ Gov/BA

Hoje é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas. O principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de identificar precocemente os sintomas do linfoma, ajudando a facilitar o seu tratamento.

O linfoma é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, parte do corpo responsável pela defesa do organismo contra doenças e infecções. Também pode surgir nos tecidos linfáticos, como os linfonodos, o fígado, o baço e a medula óssea.

Esta doença, de acordo com a medicina, se caracteriza quando o linfócito (glóbulo branco) se transforma numa “célula maligna”, crescendo de modo descontrolado e criando outras células idênticas.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que aproximadamente 4 mil pessoas morrem todos os anos vítimas de linfomas no Brasil. A principal causa das mortes é justamente o desconhecimento sobre esta doença que, caso seja diagnosticada precocemente, apresenta elevados índices de cura.

Trata-se de um tipo de tumor relacionado ao sangue e aos órgãos linfóides, frequente e que acomete sobretudo jovens e adultos, mas pode estar associado até com algumas infecções.

Portanto, conhecer é o primeiro passo para diagnosticar e tratar. Com o avanço da terapia, podemos curar e controlar a maior parte dos casos, mas o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!