Conselheiros da OAB pedem afastamento do presidente da entidade após críticas a Bolsonaro
Para conselheiros da OAB-DF, Felipe Santa Cruz faz "uso indevido do cargo para objetivos políticos individuais"

Foto: Reprodução / Exame
Na última sexta-feira (10), Conselheiros da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviaram, ao presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, uma representação contra o presidente nacional da Ordem, Felipe Santa Cruz. No documento, os advogados Juliana Zappalá Porcaro e Geraldino Santos Nunes Júnior pedem o imediato afastamento do presidente nacional da OAB, “por manter, reiterada e publicamente, conduta incompatível com a advocacia”.
De acordo com o texto, os advogados entraram com o pedido de representação em desfavor de Santa Cruz por “manifestações antiéticas sobre as eleições da OAB”. Para os conselheiros, Felipe Santa Cruz teria usado da condição de presidente da OAB nacional para intimidar e constranger advogados bolsonaristas candidatos às eleições da Ordem.
Em um post no Instagram, em agosto deste ano, o presidente da Ordem comentou que “vem a eleição da OAB e é hora de saber quem foi omisso ou covarde diante do bolsonarismo”. Em outras publicações na rede social, ele critica o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e advogados que participam de atos antidemocráticos.