Consulta ao 1º lote de restituições do IR 2022 está disponível a partir desta terça (24)
Previsão da Receita Federal é que o pagamento fique disponível até 31 de maio

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2022 estará liberada a partir das 10h desta terça-feira (24). Segundo a Receita Federal, a previsão é que o pagamento aconteça na próxima terça-feira (31).
Neste lote, receberão a restituição os contribuintes que têm preferência no pagamento, como idosos, pessoas com deficiência e professores, além dos contribuintes que enviaram a declaração logo em março, no início do prazo de entrega.
Ao todo, o pagamento será feito para 3.383.969 contribuintes, totalizando R$ 6,3 bilhões. Destes, 226.934 contribuintes são idosos acima de 80 anos, 2.305.412 contribuintes entre 60 e 79 anos, 149.016 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702.607 contribuintes que tem o magistério como maior fonte de renda.
O calendário prevê o pagamento nos respectivos lotes e dias: 1º lote - 31 de maio (mesmo dia em que termina o prazo para entrega da declaração); 2º lote - 30 de junho; 3º lote - 29 de julho; 4º lote - 31 de agosto; 5º lote - 30 de setembro.
A informação sobre a quantidade a ser restituída ficará disponível na véspera do pagamento de cada lote. Já para saber se o pagamento a ser recebido será liberado neste lote, o indivíduo deve acessar o site da Receita e informar o número do CPF (sem separadores de números, pontos ou traços) e a data de nascimento.
Pagamento
O pagamento da restituição acontece direto na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Caso o crédito não seja realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Assim, é possível também reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos telefones da central de relacionamento do banco.