Consumir vinho não traz benefícios à saúde, aponta estudo
Texto aponta que em um volume médio ou alto, a bebida pode inclusive prejudicar a saúde

Foto: Reprodução
Um estudo publicado na revista acadêmica de medicina JAMA Network mostra que, diferente do que muitos acreditavam, consumir uma taça média de vinho não melhora a saúde. Segundo a revisão feita pelos cientistas, o consumo de álcool não traz nenhum benefício.
O texto aponta que em um volume médio ou alto, a bebida pode inclusive prejudicar a saúde, abrindo brechas para doenças, especialmente cardiovasculares e neurológicas.
A pesquisa revelou que não foram encontradas vantagens na saúde de quem bebe ocasionalmente ou em pequenas quantidades diárias quando comparados aos abstêmios. Porém, não há evidências que o consumo baixo esteja associado significativamente a pioras de saúde.
Os pesquisadores das universidades de Victoria, no Canadá, e de Portsmouth, no Reino Unido, compararam 107 estudos feitos sobre o tema desde os anos 1980. Essa revisão permitiu que eles analisassem históricos clínicos de mais de 4,8 milhões de pessoas em todo o mundo, desde alcoólatras a indivíduos que nunca tomaram álcool.